ESA-RO abre inscrições para curso que analisa o legado das jornadas de junho e o papel da advocacia popular

A Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB Rondônia (OABRO) está com inscrições abertas para um curso imperdível para advogados, estudantes e entusiastas dos direitos humanos: “10 Anos das Jornadas de Junho (2013) e a Advocacia Popular”, a ser realizado no dia 19 de junho de 2023, às 19h (horário de Rondônia). O evento será […]

A Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB Rondônia (OABRO) está com inscrições abertas para um curso imperdível para advogados, estudantes e entusiastas dos direitos humanos: “10 Anos das Jornadas de Junho (2013) e a Advocacia Popular”, a ser realizado no dia 19 de junho de 2023, às 19h (horário de Rondônia). O evento será transmitido pela plataforma Zoom.

As Jornadas de Junho de 2013 foram uma série de mobilizações de massa que ocorreram em mais de quinhentas cidades do Brasil e tiveram impacto significativo na vida política e social do país. Este curso examinará o legado desses eventos e o papel que a advocacia popular desempenhou no movimento.

Três especialistas renomados estão confirmados como palestrantes:

  • Dr. Marcus Vinicius Xavier de Oliveira, que discutirá o tema “Por quem os sinos dobram? Advocacia popular como múnus democrático”. Ele é Professor de Direito Internacional e Direitos Humanos na UNIR, e possui mestrado e doutorado em Direito.
  • Dr. Marino D’Icarahy Junior, abordará “Os advogados do povo e o direito do povo lutar pelos seus direitos. Rebelar-se é justo!”. Ele é advogado e Vice-Presidente Nacional da ABRAPO – Associação Brasileira dos Advogados do Povo Gabriel Pimenta.
  • Dr. Carlos Adalberto Ferreira de Abreu tratará das “Jornadas de Junho e o Impacto no Processo Legislativo em Matéria Penal”. Ele é mestre em Direito e Sociedade, especialista em Direito Público, e Coordenador de Grupos de Estudos em Criminologias Contemporâneas.

O diretor-geral da ESA, Edson Pontes Pinto, destaca a relevância do curso. “Estamos marcando os 10 anos das Jornadas de Junho com um curso que não somente rememora os eventos, mas também analisa criticamente seu impacto na defesa dos direitos humanos e a contribuição da advocacia popular. É uma oportunidade única para refletir sobre como podemos, enquanto sociedade, aprender com o passado e moldar o futuro”, afirmou Edson.

As inscrições para o curso estão abertas e os interessados podem se inscrever no site da ESA. A participação é totalmente online, permitindo que pessoas de todo o Brasil participem.