Plano Político Pedagógico

O que é o Plano Político Pedagógico da Escola Superior da Advocacia de Rondônia

“Por que e com qual função existe esse espaço educativo?

Essa é a indagação que serve como base para a elaboração de Plano Político Pedagógico. Elaborar esse tipo de projeto é criar um guia para que a comunidade, a sociedade, o cidadão, alunos, professores, funcionários e gestores — consigam transformar sua própria realidade, tudo tendo o apoio da ESA/RO.

Na prática, o documento estipula quais são os objetivos da instituição e o que a ESA RO, em todas as suas dimensões, vai fazer para alcançá-los. Nele, serão considerados todos os âmbitos que compõem o ambiente educacional, como:

  • A proposta curricular: deve ficar claro o que será ensinado e qual será a metodologia adotada.
  • A proposta pedagógica deve trazer, ainda, as diretrizes adotadas pela instituição para avaliação da aprendizagem, bem como do próprio método de ensino;
  • Diretrizes sobre a formação dos professores: o documento deve ser claro sobre a forma como a equipe docente vai se organizar para cumprir a proposta curricular.
  • Além disso, deve haver um plano de cursos e uma agenda estratégica para execução;
  • Diretrizes para a gestão administrativa: para que a proposta curricular e as diretrizes sobre o corpo docente sejam cumpridas é necessário que exista um suporte administrativo bem organizado. O documento apontará o caminho para que a gestão da escola viabilize os outros pontos.
  • Em suma, o documento funciona como um mapa para que a instituição alcance seu potencial máximo, adequando-se ao contexto no qual está inserida e contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento continuado de seus alunos (Advogados, Advogadas, estagiários, bacharéis em direito e estudantes)

O Projeto Político Pedagógico é um documento que possui uma grande importância no contexto educacional. Norteador das práticas e metodologias escolares, o PPP foi elaborado de maneira colaborativa, com a participação de todos os membros da ESA RO, presidentes de subseções e Comissões, diretoria da OAB RO e Presidente da Caaro.

Acesse e leia o ppp-2019/2022.