Revista ESA da OAB/RO recebe número ISSN e passa a ser reconhecida pela comunidade científica internacional

Já reparou naquele número que fica na borda de um livro ou de uma revista científica? Esse número intransmissível, tal e qual o CPF, é o ISSN. A sigla significa International Standard Serial Number ou, em português, Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas. É um identificador único, que torna exclusivo o título atribuído a publicações […]

Já reparou naquele número que fica na borda de um livro ou de uma revista científica? Esse número intransmissível, tal e qual o CPF, é o ISSN. A sigla significa International Standard Serial Number ou, em português, Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas. É um identificador único, que torna exclusivo o título atribuído a publicações seriadas, como a revista da Escola Superior da Advocacia (ESA) de Rondônia.

Esse número também mostra que a revista foi oficialmente integrada à comunidade científica, trazendo mais credibilidade a todos os artigos ali presentes.

Conforme André Luiz de Oliveira Brum, diretor acadêmico da ESA/RO, a revista torna-se um dos mais novos membros dessa grande família científica, tendo sido reconhecida pela sua publicação de materiais de interesse social. “Assim, todos os autores que já publicaram ou irão publicar, poderão utilizar esses artigos no currículo Lattes, que é uma plataforma que concentra todas as publicações cientificas, promovendo o desenvolvimento e a pesquisa da comunidade”, esclarece André Brum, destacando que os trabalhos já publicados também têm direito ao ISSN.

A diretora-geral Karoline Monteiro enaltece a conquista e diz que são caminhos que estão sendo traçados e construídos com toda a comunidade. “Com o ISSN, a revista ESA ganha um reconhecimento importante e valoriza, ainda mais, o trabalho de quem se propõe a publicar seu trabalho. Então, além de ser uma conquista da OAB Rondônia, por meio da ESA, é também para toda a sociedade”, afirma.

O coordenador da revista, Vinícius de Assis, lembra aos estudantes de ensino superior que, em alguns casos, as instituições de ensino dispensam os alunos da produção da monografia por já terem alguma publicação em uma revista contemplada pelo ISSN. “Então, para os acadêmicos rondonienses que pretendam contribuir para o desenvolvimento científico, a publicação dos seus artigos torna-se mais palpável. Deste modo, todo e qualquer autor jurídico, seja ele acadêmico, advogado, delegado, juiz ou promotor, pode publicar seu trabalho, desde que seja selecionado”.

A seleção dos materiais é realizada pelo conselho editorial da revista, que segue parâmetros e critérios científicos.

“Muitos advogados, estudantes de direito querem ver seus artigos publicados e usar essas publicações em seus currículos. Com esse reconhecimento internacional da Revista ESA, Rondônia só tem a ganhar”, diz Márcio Nogueira, presidente da OAB/RO.

A revista, que tem periodicidade semestral, está em elaboração do edital para a seleção dos próximos materiais a serem publicados. Além de artigos, podem ser publicadas peças de cunho técnico, como petições processuais, defesas, pareceres, entre outros.