Com foco na inovação, ESA-RO encerra 2022 com quase 8 mil profissionais atendidos e sucesso no primeiro Laboratório da Inovação da Advocacia do país

Inovação. Trilha do Conhecimento. Laboratório da Inovação. Empreendedorismo. Interiorização. Muitas outras palavras e ações poderiam definir o ano de 2022 da Escola Superior da Advocacia da OAB Rondônia, que se transformou para atender uma advocacia cada vez mais exigente. Não bastava apenas ensinar, mas oferecer condições para que cada um encontre a sua melhor forma […]

Inovação. Trilha do Conhecimento. Laboratório da Inovação. Empreendedorismo. Interiorização. Muitas outras palavras e ações poderiam definir o ano de 2022 da Escola Superior da Advocacia da OAB Rondônia, que se transformou para atender uma advocacia cada vez mais exigente. Não bastava apenas ensinar, mas oferecer condições para que cada um encontre a sua melhor forma de advogar.

“Desde o início eu pensei e quis uma ESA que ajudasse na transformação pessoal e profissional. Para isso, não bastava apenas o conhecimento pedagógico, acadêmico. Eu busquei para a missão uma profissional com veia empreendedora e que brilhasse os olhos com o desafio de ajudar a construir o primeiro Laboratório da Inovação da Advocacia do país. Foi assim que escolhemos a Karoline Monteiro”, disse Márcio Nogueira, presidente da OAB-RO.

Ao aceitar o convite, em janeiro deste ano, Karoline Monteiro teve autonomia para escolher profissionais com quem faria essa jornada. Na missão ela teve a ajuda de Priscila Franciellen Franco (diretora de Planejamento); Edson Pontes Pinto (Diretor de Execução); André Luiz Brum (Diretor Acadêmico); Thiago Pinheiro (Diretor do Laboratório da Inovação) e Rodrigo Totino (Diretor de Interiorização).

Com atividades de fevereiro a dezembro, os números da ESA-RO impressionam. Foram 98 eventos, 352 horas-aulas de curso ministrados e 7.461 profissionais diretamente impactados nos eventos presenciais e on-line.

“Um dos nossos grandes desafios foi o organizacional. Assim que montamos o planejamento, organizamos procedimentos de trabalho, capacitamos os delegados da ESA nas subseções, reunimos diretorias, comissões e organizamos um fluxo, que funcionou corretamente. Com isso, tivemos fluidez no trabalho, evitamos repetições de conteúdo e geramos maior participação da advocacia em geral”, avaliou Karoline Monteiro.

Para ela, a cereja do bolo foi o Laboratório da Inovação. Lançado em 29 de abril, foi um dia para transformar a advocacia rondoniense. Na primeira hora após a abertura das inscrições, mais de 50 profissionais já estavam inscritos no programa que tem foco no empreendedorismo.

O Adv Lab, nome pelo qual ficou conhecido entre os participantes, é um projeto de campanha do presidente Márcio Nogueira, em que os profissionais da advocacia são preparados para formatar o seu modelo de advocacia. O programa permite a formulação de estratégias para a adequação dos advogados aos desafios de empreender na profissão.

Desta forma, profissionais iniciaram as aulas e participaram de uma batalha de mentores. Ou seja, cada aluno do Adv Lab precisou apresentar seu trabalho e conquistar o mentor que iria lhe acompanhar até o final do curso, para lhe ajudar a formatar o projeto inicialmente pensado. “Como explicar a transformação que causamos na vida das pessoas ao fazer advocacia? A faculdade não nos treina para isso. Já o Adv Lab vem para fazer você mudar sua forma de pensar. Daqui a seis meses vocês vão estar falando totalmente diferente e com segurança para se apresentarem perante a comunidade, sendo alguém que resolve os problemas relevantes. Estou muito feliz por ver esta turma que comprou essa ideia do primeiro Laboratório de Inovação da Advocacia Brasileira”, disse Márcio Nogueira no dia da Batalha de Mentores.

“Desde o nascimento do projeto até dezembro, nas últimas aulas, nós percebemos o crescimento dos participantes. Além do conhecimento, do empreendedorismo, o Adv Lab abre a mente e é ferramenta de transformação pessoal, profissional. Você cresce e ajuda os outros a evoluírem junto. É muito gratificante ver esse sucesso e colher os resultados do trabalho que foi realizado por uma equipe de voluntários dedicados”, afirma Karoline Monteiro.

Outros projetos
Além do Laboratório da Inovação, outros projetos foram desenvolvidos, como: Organização e implementação dos procedimentos internos; Implantação de sistema para automatização e controle das solicitações direcionadas à ESA-RO; Aquisição do número de ISSN da Revista ESA e a publicação de mais uma edição da revista eletrônica neste ano.

Conforme Priscila Franciellen Franco, diretora de Planejamento, com a implantação do sistema foi possível a melhoria no desempenho das atividades diárias; automação das rotinas administrativas; facilidade nas solicitações de cursos e eventos e gerenciamento organizado e automatizado das demandas.

Na edição 2022 da Revista Eletrônica da ESA-RO, sob a coordenação do advogado Vinícius Assis, mais de 50 autores tiveram seus artigos, com temas relevantes para o sistema de justiça para a sociedade como um todo, aprovados e publicados. O ISSN, conquista que é resultado do trabalho realizado pelo ex-diretor André Luiz Brum, garante que a revista é reconhecida pela comunidade científica internacional e os autores podem inserir a publicação no currículo lattes.

Independência financeira
Conhecida por oferecer cursos rápidos, a Escola Superior da Advocacia passou a cobrar alguns cursos, fez parcerias com instituições privadas para oferecer descontos em bolsas de pós-graduação para advogados e atingiu a independência financeira. No início de 2022, a receita da ESA estava em pouco mais de R$ 3 mil. Em novembro, era de quase R$ 50 mil.

Convênios
Entre os convênios firmados, a Estácio oferece bolsas de 50% para cursos de mestrado e doutorado para advogados inscritos na Seccional Rondônia da OAB. Ainda, o Sebrae oferece formação especializada no empreendedorismo.
Já a Amatra de Santa Catarina oferece descontos de 20% em cursos e pós-graduação. Esse em especial, com retorno econômico para a ESA-RO.

Troca de comando na ESA
O trabalho que começou a ser pensando e organizado em janeiro deste ano, colheu resultados e, a partir de janeiro de 2023, vai seguir a trilha sob novo comando. A atual diretora Karoline Monteiro pediu ao presidente Márcio Nogueira sua exoneração do cargo. “Saio feliz, realizada e com a certeza de que construí uma história da Escola Superior da Advocacia. Deixo-a organizada e com uma equipe competentíssima para continuar os profissionais da advocacia a crescerem na sua atividade profissional. Agradeço ao presidente Márcio pela confiança e oportunidade de liderar a Escola. Diante de tantos profissionais qualificados, saio feliz com o resultado e pela chance de ter estado à frente de um projeto tão enriquecedor”, disse Karoline.

Para ela, o ano de 2022 foi “de união de propósitos, que reuniu inúmeros voluntários focados na inovação, empreendedorismo e crescimento. Uma equipe que conseguiu entregar aquilo que se propôs lá atrás. Inovamos e continuaremos a inovar cada vez mais. Pois é um caminho que não tem retorno. A tendência é crescer e sempre buscarmos alternativas para melhorarmos como profissionais e como pessoas que transformam a vida de outras pessoas”.

Para comandar a Escola Superior da Advocacia a partir de 2023, Márcio Nogueira escolheu alguém que já faz parte do time e que acompanhou todo o trabalho desenvolvido. Edson Pontes Pinto, o diretor de execução. “Um profissional capaz, com conhecimento e que vai continuar e até aperfeiçoar o trabalho desenvolvido pela Karoline Monteiro, a quem, de forma especial, agradeço toda a dedicação e coragem que teve de comandar o braço educacional da OAB-RO”.