Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB RO participa das festividades dos 182 anos do Instituto dos Advogados Brasileiros

O presidente da Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO), Breno Dias de Paula, participou das solenidades em comemoração aos 182 anos de fundação do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), a mais antiga instituição jurídica das Américas. A celebração reúne juristas, autoridades e representantes de todo o […]

O presidente da Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO), Breno Dias de Paula, participou das solenidades em comemoração aos 182 anos de fundação do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), a mais antiga instituição jurídica das Américas.

A celebração reúne juristas, autoridades e representantes de todo o país em torno da tradição e do legado do IAB, fundado em 1843. Ao longo de quase dois séculos, o Instituto tem desempenhado papel fundamental na defesa da ordem jurídica, da cidadania e da democracia no Brasil.

Para Breno Dias de Paula, estar presente nesse momento histórico representa honra e compromisso.

“O IAB é um patrimônio da advocacia e da sociedade brasileira. Estar presente nas festividades de seus 182 anos é reafirmar nosso compromisso com a defesa da Constituição, do Estado Democrático de Direito e dos valores maiores da Justiça.”

A programação das comemorações inclui sessões solenes, painéis e encontros culturais, reafirmando o protagonismo do IAB na vida jurídica nacional.

Na defesa do Estado Democrático de Direito, o Instituto se dedica ao estudo do direito, à difusão do conhecimento jurídico e à promoção de temas de relevância social, como igualdade, meio ambiente, patrimônio cultural e cidadania.

Fundado em 1843, como consequência dos primeiros cursos jurídicos do Brasil, o IAB é reconhecido como a mais antiga casa de estudo do direito das Américas. Sua história se confunde com a própria história da nação, tendo contado, ao longo do tempo, com nomes como Teixeira de Freitas, Rui Barbosa, Nabuco de Araújo e Clóvis Bevilacqua.

Atualmente, o Instituto corresponde à Academia da Advocacia, consolidando-se como espaço de cultura e de debates sobre os grandes temas nacionais, além de seguir firme na defesa da ordem jurídica e do Estado Democrático de Direito.