Presença das mulheres na política institucional abre os painéis da II Conferência da Mulher Advogada de Rondônia

Abrindo os painéis da II Conferência da Mulher Advogada de Rondônia, iniciada nesta quarta-feira (25), o tema principal debatido foi “Mulheres na Política Institucional”. O painel teve como presidente de mesa Louise Souza dos Santos Haufes, presidente da Terceira Turma do TED da OAB Rondônia, e como debatedora, Veralice Veris, presidente da Comissão da Mulher […]

Daniela Borges abriu os trabalhos do Painel 01 da Conferência

Abrindo os painéis da II Conferência da Mulher Advogada de Rondônia, iniciada nesta quarta-feira (25), o tema principal debatido foi “Mulheres na Política Institucional”. O painel teve como presidente de mesa Louise Souza dos Santos Haufes, presidente da Terceira Turma do TED da OAB Rondônia, e como debatedora, Veralice Veris, presidente da Comissão da Mulher Advogada de Rondônia (CMA/OABRO).

Daniela Borges, presidente da Comissão Nacional das Mulheres Advogada da OAB, foi a primeira conferencista do painel e detalhou o tema “Mulheres na Política Institucional”. Profunda conhecedora das lutas institucionais, tratou sobre a evolução das conquistas das mulheres do sistema OAB que garantiram um tratamento especial às advogadas do país. Para tanto, ressaltou a importância da presença das advogadas no sistema, até porque as mulheres, em números, são a maioria na OAB. Como exemplo de conquistas, ressaltou a recente aprovação da paridade de gênero, válida nas próximas eleições da OAB neste ano de 2021.

“As mulheres enfrentam os mesmos problemas que os homens, porém passam por muito mais desafios e, cabe a elas, estar presente nessa luta diária pela paridade efetiva, na busca constante de avanços no reconhecimento profissional”, pontou Daniela Borges.

Marina Gadelha foi a segunda conferencista do painel

Dando continuidade ao tema central do painel, a conselheira federal pela OAB/BA, Marina Gadelha, desenvolveu o tema “A Paridade Institucional e sua Efetividade”, começou exemplificando todos os desafios enfrentados para a aprovação do projeto “Paridade Já”. Ao aprofundar sua temática, chamou a atenção para que as mulheres ficassem realmente atentas, tomassem muito cuidado e cobrassem o cuidado das pessoas que se utilizam desta pauta para fazer política.

“Estamos falando da conquista de mais de 620 mil advogadas no Brasil inteiro e para que possamos garantir a efetividade da paridade, essas mulheres advogadas precisam continuar unidas e continuar vigilantes”, conclama Marina. Isso porque, a conselheira preocupa-se que essa conquista tão valiosa para as advogadas, pode ser objeto de manipulação, ou

Veralice Veris conduziu os trabalhos como debatedora

seja, haver dentro do sistema mulheres ocupando cargos, por indicação de homens, sem que elas possuam uma trajetória de luta pelas mulheres advogadas dentro da instituição.

Concluindo o painel, a conselheira federal pela OAB/RS, agraciada com a comenda Medalha Rui Barbosa, Clea Carpi, que trouxe em sua exposição toda uma história de luta institucional e de vastíssimo conhecimento do sistema OAB ao tratar sobre o tema da “Participação da Mulher no Sistema OAB e na Advocacia”.

Clea Carpi concluiu os trabalhos

Clea valorizou a importância da atividade profissional, pela sua essencialidade na manutenção das garantias constitucionais e importantíssima função social. “Nós somos defensoras da cidadania e essenciais para a manutenção da justiça”, falou a conferencista com muito entusiasmo ao defender a atividade advocatícia e a presença das mulheres no sistema Ordem: “Pois, ao ter sempre em mente essas qualidades da profissão, nos sentiremos fortalecidas a cada dia na nossa luta e nas nossas conquistas”.

A II Conferência da Mulher Advogada de Rondônia, acontece virtualmente. O evento é realizado pela OABRO, por meio da Comissão da Mulher Advogada da Seccional (CMA/RO), Escola Superior de Advocacia de Rondônia(ESA/RO) e Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia ( CAARO).

Programação e inscrições

Ainda dá tempo de participar dos próximos painéis que seguem durante todo o dia desta quinta-feira(26). As inscrições são gratuitas e a transmissão está sendo realizada exclusivamente aos inscritos por meio da home oficial https://cma.oab-ro.org.br.