Perícia criminal no processo penal é tema de palestra promovida pela Subcomissão Universitária da OAB Rondônia

Siga o nosso canal do WhatsApp A Subcomissão Universitária da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) promoveu um evento online com o tema “A Importância da Perícia Criminal no Processo Penal”, reunindo estudantes de Direito de diversas instituições e membros da Subcomissão em um espaço de aprendizado e troca de experiências sobre […]

Siga o nosso canal do WhatsApp

A Subcomissão Universitária da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) promoveu um evento online com o tema “A Importância da Perícia Criminal no Processo Penal”, reunindo estudantes de Direito de diversas instituições e membros da Subcomissão em um espaço de aprendizado e troca de experiências sobre a prática forense.

A palestra foi conduzida pelo Perito Criminal Oficial do Estado do Paraná, Eduardo Attuy Carvalho, que compartilhou com os participantes os principais aspectos da atuação pericial dentro do sistema penal brasileiro.

Na abertura, o Delegado da Subcomissão de Ouro Preto do Oeste, Gustavo Moura, deu as boas-vindas aos participantes e reforçou o papel da OAB Rondônia na promoção do conhecimento prático e da integração entre o mundo acadêmico e as carreiras jurídicas.

Durante sua apresentação, o palestrante abordou temas essenciais como o ingresso na carreira de perito criminal, os desafios enfrentados no dia a dia, as etapas da perícia e sua relação direta com o processo penal, inclusive mencionando artigos e dispositivos legais que sustentam a atuação técnica e científica no campo criminal. Eduardo Attuy também compartilhou casos reais em que atuou, proporcionando aos participantes uma visão concreta e humanizada da importância da perícia no esclarecimento de crimes.

“80% das perícias criminais são realizadas em pessoas vivas. Depois de um tempo, é muito mais fácil realizar perícia em crimes em que a pessoa sobrevive do que em homicídios, porque causa mais angústia ver a pessoa lutando para voltar a viver uma vida normal”, contou.

O evento foi uma oportunidade de compreender o papel da perícia criminal na busca pela verdade real, destacando sua relevância na produção de provas técnicas e no suporte à justiça penal.