OAB Rondônia: 49 anos de trabalho pela advocacia e pela sociedade

Neste sábado, 18 de fevereiro de 2023, a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO) celebra 49 anos de fundação, em defesa da advocacia rondoniense. Uma história que começou a ser escrita ainda em 1912, bem no início do que viria a ser a cidade de Porto Velho. Na época, o jornal “O Município” […]

Neste sábado, 18 de fevereiro de 2023, a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO) celebra 49 anos de fundação, em defesa da advocacia rondoniense. Uma história que começou a ser escrita ainda em 1912, bem no início do que viria a ser a cidade de Porto Velho. Na época, o jornal “O Município” já publicava anúncios de dois advogados M. A. Santos Júnior e Josias Lima, que estavam disponíveis para atuação em causas na área civil, comercial, orfanológica e criminal.

Histórico
O ano era 1972, precisamente no dia 15 de outubro, na ocasião aconteceram as primeiras tratativas para a criação da seccional de Rondônia. Os advogados Fouad Darwich Zacharias, Odacir Soares Rodrigues e José Mário Alves da Silva foram responsáveis pela comissão provisória para então estruturar a OAB de Rondônia.

A partir de 1974 com a criação da Ordem, a seccional contava com participação de 22 advogados e apenas uma advogada, sendo constituída sua primeira diretoria Fouad Darwich Zacharias (presidente), José Mário Alves da Silva (presidente), Odacir Soares Rodrigues (1º secretário), Francisco Geraldo Balbi Filho (2º secretário) e Pedro Origa Neto (tesoureiro).

Atualmente, a diretoria da OAB-RO é composta da seguinte forma: Márcio Nogueira (presidente), Vera Paixão (vice-presidente), Aline Silva (secretária-geral), Larissa Rodrigues (secretária-geral adjunta) e Marcos Zani (diretor-tesoureiro).

Nessas últimas décadas, muitas mudanças, inclusive em números: já são mais de 13 mil advogadas e advogados na seccional Rondônia, 18 subseções espalhadas pelo Estado e ainda mais de 80 comissões entre elas da mulher advogada, cultura, defesa das prerrogativas, dos direitos humanos, da igualdade racial e muitas outras que defendem à população rondoniense. Foram esses propósitos e lutas que pavimentaram o fortalecimento da instituição até aqui.

Ao longo dos anos, a Ordem assumiu o protagonismo em episódios que marcaram a história do Estado de Rondônia. Para isso acontecer, foi necessária a atuação de advogadas, advogados e presidentes que não mediram esforços para o fortalecimento da OAB-RO.

Ex-Presidentes OAB-RO

1- Fouad D. Zacarias- 1974 a 1979
2- Francisco A. De Paula- 1979 a 1981
3- Pedro Origa Neto – 1981 a 1983 / 1991 a 1993
4- Miguel Roumiè- 1983
5- Nelson S. De oliveira- 1983 a 1985
6- Heitor M. Lopes- 1985 a 1991
7- Odair Martini- 1993 a 1995
8- Hiram Souza marques- 1995 a 2003
9- Orestes Munis Filho: 2004 a 2006
10- Hélio Vieira da Costa: 2007 a 2012
11- Andrey Cavalcante – 2013 a 2018
12- Elton José Assis: 2019 a 2021
13- Márcio Melo Nogueira: 2022 a 2024

OAB-RO do futuro

São quase 50 anos da Seccional Rondônia, o compromisso com a sociedade civil, em defesa do Estado Democrático de Direito e da luta pelo aperfeiçoamento do sistema de Justiça. Celebração que vai ser com cada advogado e advogada que também faz parte dessa história.
Décadas de árduo trabalho em favor da advocacia e da sociedade com participação decisiva nas principais mudanças políticas e jurídicas que ocorreram em Rondônia.

A OAB Rondônia se transformou e consolidou em verdadeiro forte ao longo destes 49 anos. O que esperar para os próximos anos?

Em 2024, a OAB-RO completa 50 anos, a festa começa agora, um ano com diversas programações sempre visando à advocacia rondoniense que também terá papel fundamental nessas comemorações.

Por fim, OAB Rondônia é um motivo de alegria para toda a sociedade, porque cada cidadão e cidadã pode ter certeza, que onde houver um advogado ou uma advogada, lá está a garantia efetiva do imperar da democracia e do estado de direito: rumo aos 50 anos sempre com o compromisso de construir uma só advocacia, uma só OAB!

49 anos de história!
Parabéns, OAB/RO!