Live sobre “Setembro Amarelo” destaca a valorização da vida

Nesta quinta-feira (24), aconteceu a roda de conversa “Setembro Amarelo – Valorização da Vida”, evento este promovido pela OAB Rondônia, por meio da Comissão da Jovem Advocacia (OAB Jovem) e que integra o calendário de atividades do ‘Setembro Amarelo’, mês de conscientização e prevenção ao suicídio. A live ocorreu no Facebook e YouTube da ESA […]

Nesta quinta-feira (24), aconteceu a roda de conversa “Setembro Amarelo – Valorização da Vida”, evento este promovido pela OAB Rondônia, por meio da Comissão da Jovem Advocacia (OAB Jovem) e que integra o calendário de atividades do ‘Setembro Amarelo’, mês de conscientização e prevenção ao suicídio. A live ocorreu no Facebook e YouTube da ESA Rondônia.

O presidente da OAB Jovem, Danilo Henrique, ressaltou que é essencial abordar um tema sensível como a valorização da vida. “Muitas pessoas pensam em suicídio e, precisamos falar sobre ele para que possamos conscientizar e preveni-lo, bem como ofertar ajuda a quem necessita”, disse.

O médico psiquiatra e palestrante do evento, Ivo Dickow, frisou que o assunto é delicado e precisa ser tratado com mais ênfase. Ele afirmou que 33% dos suicídios acontecem em decorrência da depressão. “Temos que pensar no suicídio como um quadro clínico delicado, pois a pessoa que pensa nisso é levado por um impulso perigoso e definitivo”.

A psicóloga Dagmara Tomotani Myrria falou que as pessoas devem resgatar quem pensa em suicídio, dar apoio, conversar e não reprimir. “O Setembro Amarelo desperta exatamente isso. Ficar ao lado da pessoa que pensa em suicídio, ofertar ajuda e buscar ajuda psiquiatra”, enfatizou.

Também participaram do evento: a psicóloga Marleide Melo e o diretor de projetos da OAB Jovem, Alex Fabian de Melo Andrade.

Clique Aqui e assista a transmissão no Facebook
Clique Aqui e assista a transmissão no Youtube