Da recepção ao sonho realizado: trajetória de Raianne Forte na OAB Rondônia

Raianne Vitória Forte Castro, servidora da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO), foi uma das advogadas que recebeu a tão sonhada credencial durante primeira solenidade de 2026, realizada na última segunda-feira (26/1), no auditório da OAB Rondônia, em Porto Velho. A cerimônia contou com a presença de sua família, que acompanhou […]

Raianne Vitória Forte Castro, servidora da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO), foi uma das advogadas que recebeu a tão sonhada credencial durante primeira solenidade de 2026, realizada na última segunda-feira (26/1), no auditório da OAB Rondônia, em Porto Velho. A cerimônia contou com a presença de sua família, que acompanhou de perto esse momento marcante de sua vida profissional.

Natural de Fortaleza (CE), Raianne nasceu em 23 de maio de 2003. Filha de Marcos Aurélio Procópio Carvalho e Maria Kelma Pereira Forte, que trabalhavam como feirantes na capital cearense, chegou a Porto Velho em 2009, aos 6 anos, quando os pais se mudaram em busca de novas oportunidades de trabalho na Usina Hidrelétrica de Santo Antônio. Nesse período, enfrentou dificuldades de adaptação, já que os pais passavam longas jornadas de trabalho fora de casa, restando a companhia de sua irmã mais velha, Raissa Inara Forte Castro.

“Quando chegamos aqui, foi difícil. Foi um período complicado para mim, passava muito tempo sozinha com minha irmã mais velha porque meus pais trabalhavam bastante durante a construção da usina”, relembra Raianne.

Durante toda a educação básica, estudou em escolas públicas. Na adolescência, ajudava a mãe em uma loja de roupas recém-aberta, mas desejava conquistar seu próprio espaço no mercado de trabalho. Com o incentivo dos pais, buscou uma oportunidade no CIEE e conquistou uma vaga de jovem aprendiz na OAB Rondônia.

 

 

 

“Eu estava muito nervosa, tinha me preparado bastante para aquele dia (a entrevista), e consegui. Eles gostaram de mim e da forma como me apresentei”, conta a Dra. 

Ela iniciou sua trajetória na OAB Rondônia em 21 de maio de 2018, apenas dois dias antes de completar 15 anos. Durante os dois anos como jovem aprendiz, passou a nutrir admiração e amor pela advocacia e conviveu de perto com profissionais da área. Ao concluir o ensino médio, motivada pelo ambiente da OAB Rondônia, decidiu seguir carreira no Direito. Prestou o ENEM e, em 2021, garantiu uma bolsa de 40% pelo ProUni para cursar Direito no Centro Universitário São Lucas. Uma semana após a formatura do ensino médio, já estava cursando o ensino superior. Seus pais foram fundamentais para custear parte das mensalidades.

Com o fim do contrato de jovem aprendiz e em meio à pandemia da Covid-19, precisou se afastar da instituição por seis meses. Porém, em 2021, foi contratada novamente, agora como servidora efetiva, com apenas 17 anos. Passou então a conciliar a rotina de trabalho em período integral com os estudos à noite. No 8º período do curso, decidiu prestar o Exame da Ordem, e a preparação foi intensa.

 

 

 

“Eu estudava todos os dias no meu horário de almoço, à noite fazia cursinho com carga de seis horas diárias, muitas vezes ia dormir depois das 3h da manhã. Chegava às 7h na OAB Rondônia, assistia a primeira aula do dia e só parava de madrugada”, relata Raianne.

Todo o esforço foi recompensado, pois Raianne foi aprovada de primeira nas duas fases do exame, celebrando a vitória junto à família que sempre a apoiou em seus desafios. Hoje, aos 22 anos, ela conquista o direito de exercer a profissão que tanto admirava, após trilhar um caminho que começou na recepção da OAB Rondônia como jovem aprendiz e que hoje a leva ao cargo de Chefe de Gabinete do Presidente da instituição, Márcio Nogueira.

 

“A OAB foi muito mais que meu primeiro emprego: foi o lugar onde descobri minha vocação. Dedico-a aos meus pais, Marcos e Kelma, feirantes de vida simples, mas de coragem extraordinária. Eles são meu alicerce, meu porto seguro e os maiores heróis que conheço. Renunciaram a sonhos para que os meus pudessem florescer. Com um esforço que só o amor explica, me ensinaram que a vida se dobra aos que perseveram. A eles, minha gratidão transcende palavras: é eterna”, finaliza a Dra.

Texto: Geovanna Santos 
Estagiária OAB Rondônia