Caravana das Prerrogativas: Projeto será lançado pela OAB-RO e vai ouvir a advocacia em todas as subseções

A defesa das prerrogativas da advocacia rondoniense tem sido um dos pilares da atuação da OAB-RO. Em 2022, o presidente Márcio Nogueira criou a Coordenadoria da Escola de Prerrogativas da ESA e nomeou o Thiago da Silva Viana como presidente, Carolina Zemuner como secretária-geral. Na última semana, acompanhada do advogado Alisson Barbalho, membro da Escola […]

A defesa das prerrogativas da advocacia rondoniense tem sido um dos pilares da atuação da OAB-RO. Em 2022, o presidente Márcio Nogueira criou a Coordenadoria da Escola de Prerrogativas da ESA e nomeou o Thiago da Silva Viana como presidente, Carolina Zemuner como secretária-geral.

Na última semana, acompanhada do advogado Alisson Barbalho, membro da Escola e secretário-geral da CDP, Carolina Zemuner apresentou o plano de ação 2023 para o presidente Márcio Nogueira. Entre os projetos, a Caravana das Prerrogativas, que tem como foco disseminar o conhecimento sobre os direitos dos advogados no exercício profissional. “É necessário, pois muitos ainda não sabem da importância das prerrogativas. A Caravana tem o intuito de passar por todo estado de Rondônia, para que, por esse projeto, os advogados e advogadas possam saber e reconhecer seus direitos estabelecidos por lei e que quem a viola comete crime”, destacou.

O secretário da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Alisson Barbalho, pontuou que intuito é mostrar que prerrogativas não são privilégios, mas um direito de todo advogado.

O lançamento do projeto Caravana das Prerrogativas vai ocorrer durante a primeira sessão do Conselho Seccional da OAB-RO, no dia 24 de fevereiro. “Nós estamos muito empolgados para sairmos em caravana por algumas cidades do interior, não só ouvindo a advocacia de forma geral, mas introduzindo um caráter pedagógico sobre as nossas prerrogativas, que são tão importantes para toda advocacia”, destaca Carolina.

O presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira, afirma que a defesa das prerrogativas é uma das prioridades em sua gestão e acredita que essa ação vai promover e incentivar a advocacia de Rondônia, além do conhecimento, a oportunidade de ser ouvida e a incentivar a não ter medo de exercer a defesa das prerrogativas da profissão. “É importante termos sempre em mente, e termos como prioridade, a proteção das prerrogativas e da atividade da advocacia, para que seja garantido que a advocacia tenha dignidade no exercício de sua profissão”, afirma.

Ele finaliza reforçando a importância da participação da advocacia. “A participação dos colegas será fundamental, para que possamos identificar e reconhecer corretamente os locais que respeitam as prerrogativas profissionais”.