Saúde mental do advogado em tempos de pandemia é debatida por especialistas em live

A OAB Rondônia, por meio da Comissão de Direito Médico, Sanitário e Defesa da Saúde promoveu na noite desta terça-feira (18), a live “Cuidados com a Saúde Mental do Advogado em Tempos de Pandemia”. O encontro que teve apoio da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESARO), trouxe especialistas que trataram sobre os principais sintomas […]

A OAB Rondônia, por meio da Comissão de Direito Médico, Sanitário e Defesa da Saúde promoveu na noite desta terça-feira (18), a live “Cuidados com a Saúde Mental do Advogado em Tempos de Pandemia”. O encontro que teve apoio da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESARO), trouxe especialistas que trataram sobre os principais sintomas e sinais de alertas no cuidado à saúde mental, além de dicas de como aprender a lidar com o estresse e manter melhor qualidade de vida. A live aconteceu no Facebook (@esa.rondonia) e canal do YouTube da ESARO ( ESA Rondônia).

Também foi abordado sobre os efeitos do isolamento social a longo prazo no ser humano, se a crise econômica e a incerteza do fim da pandemia geram doenças psicológicas nas pessoas e o que o advogado pode fazer para trabalhar os efeitos da pandemia sem desenvolver a ansiedade, depressão e ataques de pânico.

O palestrante Robison Cardoso Machado, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (CREMERO) e médico psiquiatra, destacou que a segunda onda do coronavírus é a pós pandemia e o aumento intenso de casos de saúde mental. Ele frisou que mesmo as pessoas estando interligadas pela internet com o mundo inteiro, o nível de ansiedade aumentou bastante. “As pessoas tem medo dos riscos que a pandemia pode trazer tanto no aspecto econômico quanto o medo de morrer, por isso os números da doença cresceram”, pontuou.

O vice-presidente da Comissão, Jeanderson Valério, que foi um dos mediadores ressaltou que o evento traz um tema que necessita ser discutido. “A pandemia impactou emocionalmente e psicologicamente toda a sociedade, principalmente na vida do advogado, pois o mesmo teve que repensar toda a sua vida financeira e profissional com esse cenário. Assim, a saúde mental acaba sendo afetada”, frisou.

Também participaram da live Érica Albuquerque, secretária-geral da comissão (mediadora) e Risomar Ferreira de Souza, psicóloga Clínica e Organizacional e especializada em Avaliação Psicológica (palestrante).

 

Confira a live no Facebook clicando AQUI.

Confira a live no YouTube clicando AQUI.