Visita guiada da OAB-RO proporciona integração e conhecimento prático aos novos advogados

A Comissão da Jovem Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO) realizou uma visita guiada com os novos advogados, apresentando a eles uma inclusão nos principais órgãos que compõem o sistema jurídico de Porto Velho. Durante a atividade, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Fórum Geral, da […]

A Comissão da Jovem Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO) realizou uma visita guiada com os novos advogados, apresentando a eles uma inclusão nos principais órgãos que compõem o sistema jurídico de Porto Velho. Durante a atividade, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Fórum Geral, da Justiça Federal, da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO) e a Central de Flagrantes.

As visitas integraram o projeto Visita Guiada, desenvolvido pela OAB-RO, com o objetivo de facilitar a adaptação dos recém-credenciados à prática profissional. A iniciativa proporciona um entendimento prático do funcionamento dos principais órgãos jurídicos, facilitando a transição dos novos advogados para os ambientes que farão parte de sua rotina profissional. No entanto, a participação no projeto não é restrita apenas aos recém-credenciados, como exemplifica o caso do Dr. João Vitor Alzier Sampaio, que se credenciou em 2022, mas, devido à pandemia, não poderia atuar presencialmente. Nesta visita, ele teve a oportunidade de conhecer de perto os locais onde exercem suas atividades de forma remota. “Tive o prazer de conhecer o projeto deste ano, e ele é extremamente importante, pois demonstra que todos os órgãos estão de portas abertas para nós, além de nos permitir ver na prática aquilo que muitas vezes só conhecemos virtualmente”, disse o advogado.

A vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Dra. Naara Melo, e o secretário-geral, Dr. Jonathan William Melo da Costa, foram os responsáveis ​​por conduzir a visita e explicar as funcionalidades e a importância de cada uma das instituições visitadas. Segundo o secretário, “o projeto Visita Guiada da OAB-RO oferece uma visão do dia a dia da advocacia e reforça o compromisso da Ordem em apoiar uma jovem advocacia em Rondônia, proporcionando uma integração mais eficaz aos novos credenciados”, expressou. Naara Melo também destacou a relevância da iniciativa. “É gratificante ver como essa experiência contribui para a confiança e o desenvolvimento profissional dos novos advogados, aproximando-os da prática jurídica desde o inicio da carreira”, disse a vice-presidente.

“Por meio desse projeto, buscamos não apenas apresentar as estruturas físicas das instituições, mas também proporcionar uma experiência imersiva, que permita aos jovens advogados compreender melhor os procedimentos e fluxos de trabalho e o desenvolvimento de habilidades práticas que serão fundamentais para sua atuação”, expressou o presidente da Ordem rondoniense, Dr. Márcio Nogueira. Com essa abordagem, a OAB-RO reforça seu compromisso em capacitar e preparar os novos profissionais para os desafios da carreira jurídica, promovendo uma integração mais eficiente e segura.