Vera Lúcia Paixão é homenageada pela OABRO através do projeto “A Voz da Mulher”

A sexta edição do projeto “A Voz da Mulher: Mulheres, Vivências e Experiências – Inspiração e Histórias” homenageou Vera Lúcia Paixão, na noite desta quarta-feira (02), através de transmissão pela plataforma Facebook @oabrondonia. Vera Paixão é presidente da Subseção Vilhena pelo terceiro mandato, foi duas vezes conselheira seccional, é licenciada também em Contabilidade e Administração […]

A sexta edição do projeto “A Voz da Mulher: Mulheres, Vivências e Experiências – Inspiração e Histórias” homenageou Vera Lúcia Paixão, na noite desta quarta-feira (02), através de transmissão pela plataforma Facebook @oabrondonia.

Vera Paixão é presidente da Subseção Vilhena pelo terceiro mandato, foi duas vezes conselheira seccional, é licenciada também em Contabilidade e Administração de Empresas, além de Pós Graduada em Gestão Econômica e Financeira e Direito do Estado, professora há 19 anos, mãe e avó.

O presidente da OAB Rondônia, Elton Assis, falou de sua felicidade pela realização do ato. “Reitero a alegria e emoção de poder homenagear Vera Lúcia Paixão, uma mulher inspiradora. As advogadas que estão começando agora, os advogados que olham para sua trajetória, vêem você e precisam lhe venerar. Sempre buscou defender a advocacia, as bandeiras dos direitos humanos, com valores sociais. Uma voz feminina, suave, mas forte na defesa dos interesses da sociedade brasileira. Não tenho palavras para ressaltar a importância que você tem para todos nós. Estou profundamente emocionado e envaidecido de ter a oportunidade de lhe prestar essa homenagem, por tudo que você fez, faz e continuará a fazer por todos nós”.

“Vera, você é um exemplo a ser seguido, como tantas outras mulheres no Estado de Rondônia. Exemplo também para nós da seccional, por lutar pela advocacia de Vilhena e de toda a Seccional, por toda essa distância que precisa percorrer quando vai a Brasília ou vem a Porto Velho, e que nunca a impediu de exercer a advocacia com amor e dedicação. Seu sobrenome representa o que você é: paixão, que demonstra isso não só no nome, mas em atos e palavras”, homenageou Solange Aparecida, vice-presidente da Seccional e diretora geral da ESARO.

Solange Aparecida aproveitou o momento de falar da voz da mulher para fazer um aparte.    “Abro uma ressalva para falar da vitória de ontem, na pauta do Colégio de Presidente, com a “Paridade já”. O presidente Elton, sempre ao lado da mulher, nos apoiou. Quero aproveitar essa oportunidade para lhe agradecer e a toda nossa diretoria. A mulher não ocupa o espaço de ninguém. Ela está ao lado”.

Para o secretário-geral da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, a sua relação com a Ordem foi cativada pela visão que teve de Vera Paixão no Conselho Seccional. “Você foi uma pessoa fundamental para eu entender que a Ordem é feita de gente. Que a Ordem tem alma. Grande parte do que sinto e entendo de Ordem hoje, aconteceu por ver você atuando no conselho, com sua capacidade de juntar pessoas em torno de causas nobres. Então minha palavra para você é de gratidão”.

O diretor tesoureiro da OABRO, Fernando Maia, relembrou o início da amizade que os reuniu. “A Vera é uma pessoa que tem um jeito sincero de ser, seja para quem for. Nos encontramos em vários momentos da carreira. Ela é uma pessoa maravilhosa, com uma família muito querida, então esse momento é muito importante e fico feliz de estar participando”.

Elton Fülber, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), falou da missão com a qual Vera Paixão nasceu. “Você tem cumprido brilhantemente. Tem carregado essa missão ao longo dos anos e demonstrado amor e carinho, no âmbito da família, da academia e do relacionamento com os alunos. Mas tem demonstrado também, ao longo do seu caminho, a firmeza de alguém que nunca baixou a cabeça em defesa da cidadania, dos mais humildes e pessoas independente de serem advogadas ou não”.

Veralice Veris, conselheira federal e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OABRO lembrou importantes momentos vividos com a homenageada. “Falar de Vera Paixão é reconhecer esse grande nome que sempre demonstrou verdadeira paixão em sua atuação. Ela foi defensora pública durante muitos anos. E como também atuei lá, ela sempre foi um norte na defensoria no início da carreira. Não podemos esquecer de falar dessa coragem de enfrentar a política. Não é apenas uma advogada, mas uma grande mulher. Ela sempre exerceu a advocacia de uma forma muito vibrante e que sempre contagiou quem esteve por perto”.

 Homenageada

Com 39 anos de advocacia, Vera Lúcia Paixão escolheu a advocacia por ver no ambiente de desigualdade de sua infância a inspiração para a escolha de profissão. “Acho que essa vontade já nasceu comigo. Na profissão, o que me marcou muito foi a luta que a mulher tem que representar para se impor, para ser representada e impor respeito. Era uma época muito difícil”.

A homenageada lembra momentos que não esquece ao longo do caminho. “Eu fui a primeira advogada a receber voz de prisão em uma delegacia, a atuar em um Tribunal de Justiça Desportiva de Rondônia, a auditoria militar, e devo ter sido a primeira a receber representação de juiz na OAB por não concordar com muitas coisas e ir para o embate na audiência, ao me recusar a assinar ata de audiência e nem permitir que meu cliente assinasse”.

“Tive o privilégio de ter apoio de muitas pessoas e da Ordem para eu poder enfrentar esses desafios e seguir em frente. Sempre estive envolvida na luta pelas mulheres. E há 18 anos na OAB, posso dizer que participar do Sistema Ordem faz a pessoa ver que a OAB é muito maior do que imagina quando está fora. Agrega conhecimento profissional, pessoal, engrandece e faz com que a pessoa tenha cada vez mais vontade de se doar”.

 Projeto “A Voz da Mulher”

Também homenagearam Vera Paixão, a presidente da Abracrim-RO e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Subseção de Vilhena, Aisla Carvalho; Rodrigo Batista, vice-presidente da Abracrim-RO; e Iracema Martendal Cerrutti, presidente da Comissão da Mulher da Subseção de Vilhena.

A ação, realizada pela OAB Rondônia em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA) e a Comissão da Mulher Advogada (CMA), presta honras à advogadas do estado que tiveram notável reconhecimento em sua atuação profissional.