Siga o nosso canal do WhatsApp
A Subcomissão Universitária da Ordems dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) promoveu a fase semifinal e final do I Moot Criminal, uma simulação de julgamento voltada para estudantes de Direito. O evento ocorreu na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (EMERON), em Porto Velho, e teve como objetivo principal incentivar a prática da oratória, da argumentação e do raciocínio jurídico dos participantes.
A competição reuniu as equipes finalistas das instituições Centro Universitário São Lucas e Faculdade Integrada Aparício Carvalho de Jaru. Após intensas disputas, a equipe do Centro Universitário São Lucas, composta pelos estudantes Raimundo Wereques Alves dos Santos, Cidélio José de Carvalho Júnior, Erica Cardoso de Paiva Santana, Lucas Salazar de Melo e Rodolfo Marcelo M. Santos, foi a vencedora.
A fase final contou com a participação de avaliadores de renome, entre eles o juiz de Direito Flávio Henrique de Melo, o desembargador da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Francisco Borges Ferreira Neto, e a advogada criminalista Jéssica Vilas Boas, que avaliaram as sustentações orais e o desempenho jurídico dos times.
Para o desembargador Francisco Borges Ferreira Neto, a iniciativa é fundamental para a formação dos futuros operadores do Direito.
“É importante demais essa atuação prática do Direito nessas programações e oficinas da Subcomissão.
Agradeço à OAB Rondônia pela oportunidade de participar e contribuir com esse projeto tão enriquecedor para a formação dos acadêmicos.”
O Moot Criminal é uma oportunidade de aproximar a OAB RO dos acadêmicos, proporcionando o aprimoramento técnico e prático necessário para o exercício da advocacia. O evento contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como a sustentação oral e o pensamento jurídico estratégico, preparando os estudantes para os desafios da profissão.