Subcomissão Universitária da OAB RO realiza 2ª edição do Moot Criminal com simulação do Tribunal do Júri

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO), por meio da Subcomissão Universitária, realizou a segunda fase da 2ª edição do Moot Criminal. O evento ocorreu no Tribunal do Júri do Fórum César Montenegro, reunindo estudantes de Direito para disputar julgamentos simulados e aprimorar a prática jurídica. A competição avaliou a fase […]

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO), por meio da Subcomissão Universitária, realizou a segunda fase da 2ª edição do Moot Criminal. O evento ocorreu no Tribunal do Júri do Fórum César Montenegro, reunindo estudantes de Direito para disputar julgamentos simulados e aprimorar a prática jurídica.

A competição avaliou a fase prática e a oratória das equipes participantes por meio de uma banca examinadora formada por advogados. O evento contou com a presença da diretoria e dos membros da Subcomissão Universitária da OAB Rondônia.

Equipes e Participação
Diversas instituições de ensino superior participaram ativamente da dinâmica competitiva:
• Equipe 12 (Assistência de Acusação): UNISL
• Equipe 1 (Ministério Público): FIMCA Jaru
• Equipe 2 (Advocacia Privada / Defesa): UNIR
• Equipe 13 (Defensoria Pública): FIMCA Porto Velho

A Equipe Campeã
A Equipe 2, representando a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) na atuação da advocacia privada de defesa, sagrou-se a grande campeã da edição.
O time campeão contou com a orientação da Profa. Dra. Adriana Vieira da Costa e foi integrado pelos acadêmicos:
• Cristiano Fonseca dos Santos
• Cleiton Machado de Albuquerque
• Tatiane Almeida Lopes
• Deniele Silva de Souza
• Elizabeth Moura da Silva

Como premiação, os vencedores ganharam o curso “Escola de Criminalista”, ministrado pelo Dr. Jader Marques, renomado advogado criminalista que atuou no caso da Boate Kiss.

Incentivo à Formação Acadêmica
A iniciativa visa fortalecer o desenvolvimento do raciocínio jurídico, da oratória e do networking entre os futuros advogados, além de incentivar o espírito competitivo e motivar as instituições de ensino a promoverem a prática acadêmica.

A presidente da Subcomissão Universitária da OAB RO, Ana Alice, destacou o impacto do projeto para a formação dos estudantes.
“O Moot Criminal é importante para o desenvolvimento do estudante de Direito, é uma oportunidade de desenvolver habilidades que nos são exigidas como futuros juristas. Por isso, a OAB/RO, por meio da Subcomissão Universitária, segue promovendo eventos que incentivam a participação ativa dos acadêmicos.”