SAIU NA MÍDIA: Confira as notícias que foram destaque esta semana

Siga o nosso canal do WhatsApp Saiu na mídia: OAB celebra decisão que proíbe a educação a distância dos cursos de Direito e demais cursos O presidente da ORDEM DOS ADVOGADOS do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO), Márcio Nogueira, falou sobre a importância da decisão que proíbe a oferta de cursos de Direito e […]

Siga o nosso canal do WhatsApp

Saiu na mídia: OAB celebra decisão que proíbe a educação a distância dos cursos de Direito e demais cursos

O presidente da ORDEM DOS ADVOGADOS do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO), Márcio Nogueira, falou sobre a importância da decisão que proíbe a oferta de cursos de Direito e outras graduações na modalidade 100% a distância, destacando o compromisso da OAB com a qualidade do ensino jurídico no Brasil.

Programa: RONDÔNIA URGENTE – TV RONDOVISÃO 

Saiu na mídia: ‘Resistir vale a pena’ — Conheça a história da primeira advogada trans da OAB Rondônia

Nas estradas de chão batido do interior de Rondônia, onde estudar exigia caminhar quilômetros e sonhar parecia coisa de gente grande, nasceu a força de Valentina Franco, a primeira advogada trans do estado de Rondônia a ter seu nome incluído na carteira da ORDEM DOS ADVOGADOS do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO).

Filha de agricultores analfabetos, Valentina carrega suas raízes com orgulho e as transforma em combustível para a luta. Aos cinco anos, já conhecia o peso do trabalho e, aos nove, liderou uma mobilização para garantir o acesso de outras crianças à educação. Sua trajetória é marcada por resistência, superação e coragem.

Veja a reportagem completa [CLIQUE AQUI].

Saiu na mídia: Finaliza o Fórum Amazônico de Direito Processual na sede da OAB Rondônia

A ORDEM DOS ADVOGADOS do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO) sediou, na quarta-feira (14), o segundo e último dia da 5ª edição do Fórum Amazônico de Direito Processual, evento que já se consolidou como o maior da região Norte voltado ao estudo e debate do processo em suas múltiplas vertentes.

Com uma programação intensa e diversificada, o segundo dia reuniu especialistas, juristas e acadêmicos de várias partes do país, que contribuíram para o aprofundamento técnico e prático sobre temas atuais e desafiadores do direito processual.

Veja a reportagem completa [CLIQUE AQUI]

Saiu na mídia: OAB Rondônia solicita acesso a Acordo de Cooperação Técnica entre EMATER-RO e INSS para garantir legalidade nas atividades

A ORDEM DOS ADVOGADOS do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO), cumprindo sua função institucional de zelar pela legalidade e pelo exercício regular da advocacia, enviou ofício à direção da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (EMATER-RO), solicitando acesso integral aos termos do Acordo de Cooperação Técnica firmado com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Veja a reportagem completa [CLIQUE AQUI]

Saiu na mídia: Evento em alusão ao Maio Amarelo é realizado no auditório da OAB Rondônia

A ORDEM DOS ADVOGADOS do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) realizou, nesta segunda-feira (13), evento em alusão ao movimento Maio Amarelo, que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. A ação foi organizada pela Comissão de Direito do Trânsito da Seccional, com a presença de especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil comprometidos com a segurança viária.

Veja a reportagem completa [CLIQUE AQUI]

Saiu na mídia: FACILIDADE: Advogados de RO recebem 50% de desconto para publicações legais no Rondoniaovivo

Agora, advogados credenciados e regulares junto à Caixa de Assistência dos Advogados do Estado de Rondônia (Caaro) recebem 50% de desconto para publicações legais no Rondoniaovivo. O desconto é resultado de um convênio firmado entre o jornal e a presidente da Caaro, advogada Aline Silva.

Veja a reportagem completa [CLIQUE AQUI]

Saiu na mídia: OAB Rondônia e CAARO celebram decisão que proíbe curso de Direito 100% EAD e reforçam defesa do ensino jurídico de qualidade

A ORDEM DOS ADVOGADOS do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) e a Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO) comemoraram a recente decisão do Ministério da Educação (MEC), formalizada por decreto presidencial assinado por Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro Camilo Santana, que regulamenta o ensino a distância no país e mantém proibida a oferta do curso de Direito de forma totalmente online.

A medida representa um avanço na luta histórica da OAB nacional, da OAB Rondônia e da CAARO, que sempre defenderam a qualidade do ensino jurídico e a formação ética, técnica e humanista dos futuros advogados e advogadas.

Veja a reportagem completa [CLIQUE AQUI]

Saiu na mídia: Finaliza o Fórum Amazônico de Direito Processual na sede da OAB Rondônia

A ORDEM DOS ADVOGADOS do Brasil – Seccional Rondônia (OABRO) sediou, na quarta-feira (14), o segundo e último dia da 5ª edição do Fórum Amazônico de Direito Processual, evento que já se firmou como o maior da região Norte dedicado ao estudo e debate do processo em suas múltiplas vertentes.

Com uma programação intensa e diversificada, o segundo dia reuniu dezenas de especialistas, juristas e acadêmicos de várias partes do país, que contribuíram para o aprofundamento técnico e prático sobre temas atuais e desafiadores do direito processual.

Veja a reportagem completa [CLIQUE AQUI]

Saiu na mídia: OAB Rondônia conquista liminares em São Miguel do Guaporé e Ouro Preto do Oeste contra exigência de alvará para escritórios de advocacia

A ORDEM DOS ADVOGADOS do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) obteve vitórias importantes na Justiça ao garantir liminares favoráveis em dois Mandados de Segurança Coletivos impetrados contra os municípios de São Miguel do Guaporé e Ouro Preto do Oeste.

As decisões impedem que as prefeituras exijam alvará de funcionamento e cobrem taxas para escritórios de advocacia, com base na Lei nº 13.874/2019 (Lei da Liberdade Econômica), que classifica a advocacia como atividade de baixo risco.

Veja a reportagem completa [CLIQUE AQUI]

Saiu na mídia: OAB Rondônia divulga nomes inscritos para formação da Lista Sêxtupla do TRE-RO

A ORDEM DOS ADVOGADOS do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) divulgou os nomes dos oito advogados e advogadas inscritos no processo seletivo para formação da lista sêxtupla destinada ao preenchimento da vaga de Membro Titular do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), na categoria jurista.

A votação para a escolha dos seis nomes que irão compor a lista ocorrerá na sessão do Conselho Seccional, marcada para o próximo dia 30 de maio.

Veja a reportagem completa [CLIQUE AQUI]

Saiu na mídia: Câmara Municipal e OAB Rondônia firmam parceria para promover cidadania e educação

Em uma reunião recente, a Câmara Municipal e a ORDEM DOS ADVOGADOS do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA), avançaram na formalização de um convênio voltado ao fortalecimento da cidadania, à promoção dos direitos da população e à valorização da educação.

O encontro contou com a participação de representantes estratégicos de ambas as instituições. Pela Câmara, representando o gabinete da presidência, esteve presente Evandro, acompanhado do diretor da Escola do Legislativo, o advogado Manoel Veríssimo.

Pela Escola Superior de Advocacia, participaram a diretora executiva e conselheira da Seccional, Maiara Ximenes; a presidente da Comissão do Escritório Corporativo da OAB, advogada Sthefany Salomão; o presidente da Comissão do Direito à Educação, advogado José Carlos Negreiros; o vice-presidente da mesma comissão, Alan Gouvea; e o membro, advogado Tiago.

Veja a reportagem completa [CLIQUE AQUI]

SAIU NA MÍDIA: Comissão de Meio Ambiente da OAB Rondônia participa de discussão sobre regularização ambiental em projetos de assentamento no Estado

A Comissão de Meio Ambiente da ORDEM DOS ADVOGADOS do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) marcou presença em uma importante reunião realizada no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em Porto Velho, para discutir a regularização ambiental dos projetos de assentamento da reforma agrária no estado de Rondônia.

Veja a reportagem completa (CLIQUE AQUI)

SAIU NA MÍDIA: Comissão de Meio Ambiente da OAB Rondônia participa de discussão sobre regularização ambiental em projetos de assentamento no Estado

A Comissão de Meio Ambiente da ORDEM DOS ADVOGADOS do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) marcou presença em uma importante reunião realizada no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em Porto Velho, para discutir a regularização ambiental dos projetos de assentamento da reforma agrária no estado de Rondônia.

Veja a reportagem completa (CLIQUE AQUI)

SAIU NA MÍDIA: Giro nas Subseções da OAB Rondônia

Giro nas Subseções da ORDEM DOS ADVOGADOS do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) – Fique por dentro sobre o que impulsiona a advocacia no Estado. Por aqui você vai saber o que foi destaque nas subseções espalhadas pelo Estado.

Veja a reportagem completa (CLIQUE AQUI)

SAIU NA MÍDIA: Comissão da Jovem Advocacia da OAB Rondônia realiza 1ª edição do ‘Modo Advogar’

A Comissão da Jovem Advocacia da ORDEM DOS ADVOGADOS do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) deu início ao Modo Advogar, com o objetivo de capacitar jovens advogadas e advogados em temas essenciais como gestão estratégica e empreendedorismo. O evento foi realizado de forma totalmente online, garantindo amplo acesso e engajamento.

Veja a reportagem completa (CLIQUE AQUI)

SAIU NA MÍDIA: Presidente da CAARO assume cargo nacional e representa OAB Rondônia no FIDA

A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), Aline Silva, foi oficialmente empossada como membro da nova diretoria do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), órgão ligado à ORDEM DOS ADVOGADOS do Brasil (OAB). A cerimônia de posse ocorreu durante a 81ª reunião do FIDA, realizada em Goiânia, e contou com a presença do presidente nacional da OAB, Beto Simonetti. O evento reuniu representantes de todo o país em um momento de integração e planejamento de ações voltadas ao fortalecimento da advocacia brasileira.

A nova diretoria do FIDA terá como missão ampliar e qualificar os investimentos em ações assistenciais, promovendo bem-estar, apoio social e infraestrutura à classe jurídica nos estados.

Veja a reportagem completa (CLIQUE AQUI)

SAIU NA MÍDIA: Perícia criminal no processo penal é tema de palestra promovida pela Subcomissão Universitária da OAB Rondônia

A Subcomissão Universitária da ORDEM DOS ADVOGADOS do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) promoveu um evento online com o tema “A Importância da Perícia Criminal no Processo Penal”, reunindo estudantes de Direito de diversas instituições e membros da Subcomissão em um espaço de aprendizado e troca de experiências sobre a prática forense.

Veja a reportagem completa (CLIQUE AQUI)

SAIU NA MÍDIA: Comissão de Meio Ambiente da OAB Rondônia busca capacitação sobre Geoportal para advogados em reunião com a SEDAM

A Comissão de Meio Ambiente da ORDEM DOS ADVOGADOS do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) participou de uma reunião com o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Marco Antônio Lago, no gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), localizado no Centro Político Administrativo (CPA), em Porto Velho. A presidente da Comissão, Rosineide Teixeira Roldão, esteve apresentando pautas estratégicas voltadas à atuação jurídica em defesa das questões ambientais no estado.

Veja a reportagem completa (CLIQUE AQUI)

SAIU NA MÍDIA: Com mais de 20 inscritos, Coral da OAB Rondônia inicia ensaios em 2 de junho

A ORDEM DOS ADVOGADOS do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) encerrou o período de inscrições para a formação do seu Coral com 25 participantes confirmados, entre advogados(as), servidores(as) da instituição e seus familiares. A iniciativa marca um cuidado com o bem-estar, a integração e a valorização da advocacia por meio da cultura e da música.

Veja a reportagem completa (CLIQUE AQUI)