A OAB Rondônia, por meio da Comissão da Jovem Advocacia, participou do 2º Colégio Nacional de Presidentes da Jovem Advocacia, realizado no dia 15 de outubro, em Maceió (AL). O encontro reuniu presidentes e representantes das Comissões da Jovem Advocacia de todas as seccionais do país para discutir pautas relevantes e atuais sobre o futuro da advocacia jovem no Brasil.
A Comissão da Jovem Advocacia da OAB Rondônia foi representada pelo advogado o Drº Renan Correia Rodrigues, presidente da comissão estadual, que destacou a importância do espaço como um fórum de escuta e construção coletiva.
“Participar do Colégio Nacional é uma oportunidade de fazer com que a voz da jovem advocacia seja ouvida em nível nacional. É nesse espaço que nos fortalecemos para o avanço de pautas que impactam o início da carreira de tantos colegas”, afirmou.
Durante o encontro, foram debatidos temas como o combate ao aviltamento dos honorários advocatícios, a rediscussão da cláusula de barreira, além da criação de protocolos e grupos de trabalho voltados ao aprimoramento das atividades internas da Jovem Advocacia em todo o país.
Também marcou presença a Ouvidora Nacional da Jovem Advocacia e conselheira federal pela OAB Rondônia, Drª Vitória Jeovana, que apresentou o Censo Nacional da Jovem Advocacia – Fala OAB Jovem, uma iniciativa de escuta ativa e participação da jovem advocacia de todo o Brasil.
“Entre várias missões e pautas que levamos a Maceió, tive a oportunidade de apresentar o Censo Nacional da Jovem Advocacia, o Fala OAB Jovem, uma importante iniciativa de escuta e participação da jovem advocacia de todo o país. O censo ficará aberto até o dia 30 de novembro, para que todos os jovens advogados e advogadas possam contribuir com suas experiências e perspectivas, ajudando a construir políticas mais alinhadas com a realidade da nossa classe”, destacou.
O Colégio Nacional de Presidentes da Jovem Advocacia é um dos principais espaços de diálogo, integração e formulação de políticas voltadas ao fortalecimento da advocacia em início de carreira, reafirmando o compromisso da OAB com o futuro da profissão e com a valorização da nova geração de advogados e advogadas.