OAB Rondônia inicia oficina sobre comunicação jurídica com Anselmo Vasconcelos

Siga o nosso canal do WhatsApp Pensando em impulsionar a atuação da advocacia e valorizar a comunicação como ferramenta essencial no exercício profissional, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) trouxe, mais uma vez, o renomado ator, diretor, professor e pesquisador Anselmo Vasconcelos para conduzir a oficina “Comunicando o Direito”. A […]

Siga o nosso canal do WhatsApp

Pensando em impulsionar a atuação da advocacia e valorizar a comunicação como ferramenta essencial no exercício profissional, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) trouxe, mais uma vez, o renomado ator, diretor, professor e pesquisador Anselmo Vasconcelos para conduzir a oficina “Comunicando o Direito”. A primeira etapa da atividade aconteceu na tarde desta quinta-feira (5/6) e reuniu advogados, advogadas, estudantes e profissionais do Direito interessados em aprimorar sua expressão, postura e habilidades comunicativas no ambiente jurídico.

Durante o encontro, os participantes puderam vivenciar técnicas práticas e dinâmicas voltadas ao desenvolvimento da expressão verbal e corporal, essenciais para quem atua no meio jurídico. Foram abordados temas como comunicação expressiva, linguagem dos gestos, escuta ativa, conversa não violenta e até os significados das cores e da indumentária no contexto profissional.

Anselmo conta que o projeto das oficinas para a advocacia surgiu dois anos atrás durante um diálogo com um advogado de Rondônia, que enxergou a necessidade dos profissionais ampliarem seus conhecimentos sobre o processo de comunicação, especialmente aqueles que estão em início de carreira.

“Direito é um treinamento atualizado de técnicas e possibilidades que vão fazer com que você, para melhor, se vista melhor, defenda melhor a sua profissão. Eu desenvolvi esse trabalho com um grande advogado, que é o Dr. Diego Vasconcellos, e acho fundamental. Deveria ser, inclusive, uma cadeira da formação do advogado, essa questão da presença física, da comunicação das palavras, da oratória. Hoje fizemos exercícios de restauração e rejuvenescimento do aparelho fonador. Qual é o advogado que faz isso?”

A advogada Terezinha de Andrade destacou a importância da iniciativa promovida pela OAB Rondônia ao proporcionar um momento de aprendizado diferenciado para a advocacia.

“Estou muito grata à OAB. Hoje aprendi que não basta conhecer o Direito se não soubermos comunicá-lo. A comunicação é essencial para interpretar, argumentar e representar bem nossa profissão.”

Para os inscritos, a oficina continua nesta sexta-feira (6/6), a partir das 15h, na sede da OAB Rondônia, em Porto Velho. O segundo dia promete aprofundar ainda mais os exercícios práticos, incluindo simulações de situações conflitantes e desafios cotidianos enfrentados pelos profissionais do Direito.