Siga o nosso canal do WhatsApp
A Comissão de Combate à Violência contra a Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB RO) participou de uma reunião no Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) com a promotora de Justiça Tamera Padoin. O encontro teve como objetivo a apresentação do “Mapa da Violência contra a Mulher”, ferramenta criada pelo MPRO para coleta, sistematização e gestão de dados sobre a violência de gênero no estado.
O Mapa da Violência é uma iniciativa pioneira oferece informações transparentes e precisas à sociedade e aos órgãos públicos, contribuindo para a formulação de políticas públicas mais efetivas de prevenção e combate à violência contra meninas e mulheres em Rondônia. O lançamento oficial da ferramenta para o público ocorrerá no dia 30 de maio, com local e horário a serem divulgados em breve pelo Ministério Público.
Representaram a Comissão da OAB RO a presidente Rosimar Francelino Maciel e as advogadas Cíntia Cavalcante do Nascimento, Ana Carmen de Freitas Guimarães Macário e Alcione Lopes da S. Faial. Durante a reunião, também foi discutida a agenda da Rede Lilás para o ano de 2025, com destaque para as ações do mês de agosto, quando a Lei Maria da Penha completará 19 anos.
Para a presidente da Comissão, Rosimar Francelino, o momento representa um avanço significativo na integração entre as instituições. “A articulação da Comissão com os demais órgãos da rede de enfrentamento à violência contra a mulher é de extrema importância e relevância para a advocacia, para a sociedade e para a OAB Rondônia. Essa colaboração fortalece a atuação das advogadas e advogados na defesa dos direitos de meninas e mulheres, proporcionando suporte robusto e integrado”, afirmou.
A reunião marcou o início de uma importante fase de cooperação institucional, em que a OAB Rondônia contribuirá com a divulgação e mobilização em torno do lançamento do Mapa da Violência, reforçando seu compromisso com a defesa dos direitos humanos e com o enfrentamento à violência de gênero em Rondônia.