Jovens advogados em Rondônia ganham impulso com novo projeto da OAB-RO: Mentoria

Jovens advogados no Estado de Rondônia vão receber um valioso apoio em sua carreira profissional com uma nova iniciativa da OAB-RO: o Projeto Mentoria. A ação é promovida pela Comissão da Jovem Advocacia em parceria com a Escola Superior da Advocacia e o presidente da Comissão Especial de Planejamento, Gestão, Governança Estratégia e Projetos, conselheiro […]

Jovens advogados no Estado de Rondônia vão receber um valioso apoio em sua carreira profissional com uma nova iniciativa da OAB-RO: o Projeto Mentoria. A ação é promovida pela Comissão da Jovem Advocacia em parceria com a Escola Superior da Advocacia e o presidente da Comissão Especial de Planejamento, Gestão, Governança Estratégia e Projetos, conselheiro seccional João Bosco Machado de Miranda.

Conforme Vitória Jeovana, presidente da Comissão da Jovem Advocacia, o projeto busca conectar jovens advogados com profissionais experientes para que eles possam adquirir conhecimentos e experiências que os ajudem a lidar com os desafios da advocacia. Os mentorandos têm a oportunidade de receber orientações sobre as principais práticas e desafios enfrentados no início da carreira, além de desenvolver uma visão crítica sobre as especificidades e desafios da profissão.

“O objetivo é oferecer um ambiente de aprendizado e troca de experiências para os jovens advogados, permitindo que eles desenvolvam competências, habilidades e atitudes que são essenciais na advocacia”, afirma a presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Vitória Jeovana.

O projeto inclui encontros, que podem ser presenciais ou virtuais, onde mentores e mentorandos se reúnem para discussões e aprendizado mútuo. Esses encontros estão focados em temas relacionados ao cotidiano da profissão, sem abordar casos concretos. Os mentores serão advogados experientes, com especialização em suas áreas de atuação. Eles farão parte do programa como voluntários e 20 serão selecionados por meio de um edital de inscrição.

João Bosco Machado de Miranda, presidente da Comissão de Planejamento e Gestão de Projetos, explica como será estruturada a primeira edição do Projeto Mentoria: “Para esta primeira edição, definimos algumas diretrizes. Primeiramente, o programa terá duração de seis semanas, com um encontro por semana. Cada mentor será designado para acompanhar três mentorandos. Além disso, os mentorandos terão a opção de escolher entre cinco áreas do Direito para focar durante a mentoria: direito público, direito criminal, direito de família e sucessões, direito cível e direito trabalhista”, detalha

O presidente da OAB-RO, Márcio Nogueira, destaca o compromisso da Ordem em proporcionar um ambiente de contribuição mútua ao advogado em início de carreira. “Esta é uma oportunidade inestimável para nossos jovens advogados. O Projeto Mentoria é uma forma de garantir que a próxima geração de advogados em Rondônia esteja bem equipada com as habilidades e o conhecimento de que precisam para um processo de fazer justiça de forma eficaz”, afirma o líder da advocacia rondoniense.

A primeira edição do Projeto Mentoria terá duração de seis semanas e contará com a participação de até 60 mentorandos, que deverão fazer a inscrição no site da ESA.

Edson Pontes Pinto, diretor-geral da ESA, enfatizou a importância do projeto. “Estamos comprometidos em apoiar e desenvolver os talentos de nossos jovens advogados. Com este projeto, esperamos não apenas enriquecer o conjunto de habilidades dos participantes, mas também fortalecer os laços dentro da comunidade jurídica”, disse.

Com o lançamento do Projeto Mentoria, a OAB-RO reforça seu investimento no futuro da profissão no estado de Rondônia, garantindo que os jovens advogados tenham as ferramentas e o apoio necessários para crescer em suas carreiras e contribuir positivamente para a sociedade.

Grupo de Trabalho
Para assegurar a excelência do Projeto Mentoria, a OAB-RO instituiu um grupo de trabalho através da Portaria n.º 351/23/PRES/OAB/RO.
Este grupo tem como atribuições orientar os mentores que ministrarão as imersões e cursos, definir a metodologia de execução do projeto, estabelecer grades e ementas, além de selecionar mentores e mentorandos, visando ampla adesão e abrangência, com resultados significativos.
O grupo de trabalho é composto por Vitória Jeovana Da Silva Uchôa, João Bosco Machado De Miranda, Edson Antônio Sousa Pontes Pinto, Glenda dos Santos Baptista, Janus Pantoja Oliveira de Azevedo, Carolina Zemuner dos Santos Altomar e Thiago Carvalho Pinheiro. Eles se encarregarão de apresentar, realizar e coordenar reuniões de nivelamento dos objetivos e técnicas da mentoria, com o intuito de atingir as metas do projeto.