Edson Pontes Pinto é o novo Diretor Geral da ESA

“Recebo essa missão, com muito orgulho e muita honra”, é assim, firme no propósito de bem servir à advocacia e a sociedade, que o advogado Edson Pontes Pintos assume a direção da Escola Superior da Advocacia. Edson foi escolhido pelo presidente da OAB-RO Márcio Nogueira, por ser alguém que já faz parte do time e […]

“Recebo essa missão, com muito orgulho e muita honra”, é assim, firme no propósito de bem servir à advocacia e a sociedade, que o advogado Edson Pontes Pintos assume a direção da Escola Superior da Advocacia.

Edson foi escolhido pelo presidente da OAB-RO Márcio Nogueira, por ser alguém que já faz parte do time e que acompanhou todo o trabalho desenvolvido até aqui. A então diretora Karoline Monteiro pediu ao presidente sua exoneração do cargo.

O novo diretor geral é natural de Porto Velho, e é advogado há 12 anos, militante com atuação em diversos estados do Brasil.
No meio acadêmico é professor de Direito na Faculdade Católica há 10 anos. Além disso, Edson é doutorando em 2 universidades: na PUC de Rio Grande do Sul e também em Granada na Espanha. O foco de sua pesquisa é a inteligência artificial e direito.

“É um orgulho muito grande ser de Rondônia, ser da Amazônia e portanto poder desenvolver esse projeto pensando no desenvolvimento no aprimoramento, na evolução dos nossos advogados, e a entrega de uma advocacia cada vez mais preparada para os desafios, que a digitalização da justiça traz para os profissionais do Direito”, afirma Edson.
Segundo ainda o diretor, esse desafio faz com que a ESA prepare o advogado para também entregar o melhor de serviço jurídico para a sociedade.

Enfatiza ainda, que a Escola Superior da Advocacia tem como foco o aprimoramento do advogado como instrumento da realização da justiça ao cidadão: “Muito me honra assumir essa função, tendo em vista como finalidade o bem comum e o bem da sociedade.”

Para o presidente da OAB-RO Márcio Nogueira, esse é um compromisso com a advocacia de fazer uma ESA transformadora, que ajude o advogado e a advogada a se colocar na realidade tecnológica que vivemos.
Uma Escola que desenvolva as competências que são fundamentais para o profissional atender às demandas do nosso tempo. “Edson alia características essenciais para liderar esse projeto. Tem formação acadêmica sólida, com forte inclinação para a tecnologia e lidera um escritório de advocacia que se colocou com sucesso nesse ambiente desafiador”, conclui o presidente.

Sobre a ESA

A Escola Superior de Advocacia, sediada em Porto Velho, e com delegacias regionais, é órgão auxiliar hierarquicamente vinculada à seccional Rondônia com o objetivo de desenvolver cursos, treinamentos, palestras, seminários e outros eventos culturais de interesse da advocacia, visando à ampliação de seus conhecimentos.

No cumprimento de suas atribuições a ESA promove eventos educacionais, sociais e culturais, sobre temas de interesse para a prática da advocacia, ministrados de forma presencial ou a distância, na sede da OAB/RO em Porto Velho e nas Subseções, em todo o Estado de Rondônia.
Em 2022, Foram 98 eventos, 352 horas-aulas de curso ministrados e 7.461 profissionais diretamente impactados nos eventos presenciais e on-line.

E ainda neste ano entre as ações da ESA, teve início o primeiro Laboratório da Inovação da Advocacia, o Adv Lab, em que os profissionais da advocacia irão ser preparados para formatar o seu modelo de negócio.