Conferência Transformadora: jovens advogados e estudantes celebram aprendizado e experiências na I Conferência Estadual da Jovem Advocacia de Rondônia

A I Conferência Estadual da Jovem Advocacia, promovida pela OAB-RO em Porto Velho, proporcionou momentos de intensa troca de conhecimentos e experiências entre os participantes na quinta e sexta-feira. Com mais de 30 palestrantes e 500 inscritos, o evento foi um sucesso e recebeu elogios calorosos dos participantes. Uma das participantes foi a estudante do […]

A I Conferência Estadual da Jovem Advocacia, promovida pela OAB-RO em Porto Velho, proporcionou momentos de intensa troca de conhecimentos e experiências entre os participantes na quinta e sexta-feira. Com mais de 30 palestrantes e 500 inscritos, o evento foi um sucesso e recebeu elogios calorosos dos participantes.

Uma das participantes foi a estudante do 1º período de direito Nauana Lima, que avaliouo evento como positivo. “Esse tipo de evento, principalmente por ser com a jovem advocacia, apresenta possibilidades que a gente não sabia que tinha. Entre os temas que acompanhei, o direito eleitoral me chamou a atenção. É um tema muito interessante e aproximar o acadêmico desse novo assunto é muito bom”, disse.

Eloá Amorim, também estudante do 1º período, declarou: “Foi um evento maravilhoso, as palestras e os palestrantes, a forma simples como falaram nos fez entender e é uma oportunidade muito boa e todos deveriam experimentar e saber como é”, garante.

Riquelme Lelo, outro estudante do 1º período, comentou sobre a aquisição de mais conhecimento. “Levou a gente a um conhecimento muito além do que a gente imaginava ter. Aqui eles falaram sobre coisas que não aprendemos na faculdade. Aqui são assuntos que não vemos e a gente pensa: meu Deus: Onde eu estava que não vi isso?”, disse.

No 8º período, Daniela Nicácio compartilhou sua avaliação sobre a Conferência: “Estou participando desde a abertura, gostei muito da palestra do Dr. Ércio Quaresma. Ele abordou temas bem legais sobre júri, que é uma área que eu gosto. Esse painel sobre a presença feminina na advocacia é muito importante e uma fala delas [palestrantes] que me chamou a atenção é que deveria ter bastante homem ouvindo, pois as palestras normalmente estão apenas mulheres e os homens deveriam estar presentes quando o assunto envolve temas sobre mulheres”, ponderou.

Já Clara Paulina, estudante do 6º período de direito, relatou: “É bom ouvir palestras como as que estão tendo aqui. Nos faz ter outro olhar. E, para mim, é muito enriquecedor, pois pretendo advogar. Gostei bastante da experiência, pois a gente acha que é um mundo muito distante, mas é se empenhar e ter coragem”, disse.

Do outro lado, como palestrante, Clara Mandú, presidente da OAB Jovem do Maranhão, exaltou: “Simplesmente maravilhoso, todas as pautas que trouxemos são muito relevantes para a advocacia nacional. Estou saindo daqui apaixonada pela jovem advocacia local. Todo evento tem sido incrível e não tenho dúvidas que muita coisa vai ser aplicada na jovem advocacia do Maranhão”, garantiu.

Bruno D’Lucas, presidente Subcomissão Universitária, e um dos organizadores da Ceja, frisou: “A CEJA foi uma importunidade ímpar para os acadêmicos de Direito e jovens advogados do Estado de Rondônia e do Brasil se aprimorarem através dos painéis temáticos e do espaço prático, com certeza o evento foi um sucesso!”, disse.

Jonathan Costa, secretário adjunto da OAB Jovem e um dos coordenadores da Conferência, sintetizou: “A palavra que eu posso definir esse evento é aprendizado, em todos os sentidos. Aprendemos junto com a diretoria da seccional e ficamos felizes em entregar um evento enriquecedor, que trouxe e agregou valor aos jovens e não jovens advogados e estudantes de direito. O sentimento é de gratidão, por tudo o que se desenvolveu e conseguimos entregar”, disse.

Ele ainda fez um agradecimento especial à secretária adjunta, Larissa Rodrigues, que de dedicou à organização da Ceja. “O sucesso dessa edição da Conferência é um convite para que mais pessoas participem e se engajem nos próximos eventos. Quero agradecer especialmente a dra Larissa Rodrigues, que não mediu esforços para apoiar a Jovem Advocacia. Agradeço também à Caaro, em especial ao Vinícius Noé, que esteve engajado no evento para que tudo ocorresse da melhor forma, e a Escola Superior da Advocacia, na pessoa do Thiago Pinheiro, jovem advogado atuante e empenhado para a proporcionar eventos como esse a toda a advocacia. Apenas gratidão”, disse.

Para a presidente da OAB Jovem, Vitória Jeovana, a troca de conhecimentos e experiências entre os envolvidos é fundamental para o desenvolvimento da jovem advocacia e, certamente, trará resultados positivos para o futuro da profissão. “Obrigada a você acreditou e participou. Obrigada a você que palestrou, a você que participou. Foram mais de 30 palestrantes, 500 inscritos e dois dias intenso de conhecimento. A você que não participou, ano que vem tem mais”, finalizou.