Com auditório lotado, Mentoria da OAB Jovem debate formação inicial do Tribunal do Juri

O encerramento da Mentoria com o tema “Tribunal do Júri – Formação Inicial” aconteceu no último sábado (04/05), na sede da OAB Rondônia, e contou a participação de profissionais da área do Direito e da Psicologia. Em pauta estavam os assuntos: cadeia de custódia, estratégia em processo penal, psicologia do testemunho, inquérito eletrônico e dosimetria […]

O encerramento da Mentoria com o tema “Tribunal do Júri – Formação Inicial” aconteceu no último sábado (04/05), na sede da OAB Rondônia, e contou a participação de profissionais da área do Direito e da Psicologia. Em pauta estavam os assuntos: cadeia de custódia, estratégia em processo penal, psicologia do testemunho, inquérito eletrônico e dosimetria da pena e recurso.

“Sobre cadeia de custódia é importante abordarmos questões práticas, a respeito de como deve ser a atuação de um advogado principalmente na área criminal, voltada para a preservação da cadeia de custodia. Nos entendemos da seguinte forma: o maior interesse do advogado ou do acadêmico é sobre como agir diante de tal situação. Foi um assunto amplamente difundido durante a mentoria e que requer atenção, além de muito estudo”, explicou Marcus Rocha, no painel que tratou sobre a cadeia de custódia. Junto a ele no painel, estava o Girlei Veloso, que deu exemplos relacionados à perícia.

No debate sobre psicologia do testemunho, Letícia Cury falou sobre o comportamento da vítima e a atuação do profissional em casos específicos, como tribunal do júri. “Devemos levar em consideração que comportamentos podem ser causados pela vítima ou testemunhas estarem em um momento de estresse, e não necessariamente por ter uma mentira ou uma dúvida relacionada. Nestes casos, é interessante que o profissional saiba a diferença de induzir e orientar, para que não haja falso testemunho e então, um crime”, explicou. As advogadas Naara Melo e Letícia Biatriz também fizeram parte do painel.

Compondo o debate sobre inquérito eletrônico estavam os advogados Everson Castro, Bruno D’Lucas e José Viana; sobre Dosimetria da Pena e Recurso estavam em debate os doutores Richard Martins, Glenda Baptista e José Maria de Souza.

“São capacitações que, sem dúvida alguma, levam tanto ao novo advogado quanto ao profissional que pretende se atualizar ou mudar de área, os mais recentes estudos da área dentro do Direito. A mentoria é uma forma de capacitar e elevar o conhecimento dos advogados através da Ordem”, resumiu o presidente Márcio Nogueira.