Desigualdades e a luta por questões de gênero dão o tom da abertura da II Conferência da Mulher Advogada de Rondônia

Teve início nesta quarta-feira (25) e segue até esta quinta-feira (26), o maior encontro jurídico do estado para debater as questões de gênero da mulher na sociedade. A II Conferência da Mulher Advogada de Rondônia que tem como tema central “Igualdade, Empoderamento, Protagonismo e Perspectivas”, acontece totalmente de forma virtual e reúne, nos seus 14 […]

Teve início nesta quarta-feira (25) e segue até esta quinta-feira (26), o maior encontro jurídico do estado para debater as questões de gênero da mulher na sociedade. A II Conferência da Mulher Advogada de Rondônia que tem como tema central “Igualdade, Empoderamento, Protagonismo e Perspectivas”, acontece totalmente de forma virtual e reúne, nos seus 14 painéis e na Conferência Magna de abertura, mais de 40 profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação, sendo, em sua maioria, mulheres advogadas que participam do sistema OAB em todo o país.

O evento é realizado pela OABRO, por meio da Comissão da Mulher Advogada da Seccional (CMA/RO), Escola Superior de Advocacia de Rondônia(ESA/RO) e Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia ( CAARO).

Elton Assis, presidente da OAB Rondônia, ao realizar a abertura do evento, destacou o papel relevante da OAB na edificação dos direitos fundamentais e do respeito à diversidade, uma vez que a Ordem tem em seu DNA a mola propulsora que combate as desigualdades, portanto tem o propósito de buscar a justiça igualitária e distributiva.

“Não se trata de questão ideológica ou retórica esvaziada. Pesquisas sérias empreendidas por cientistas ao redor do globo, revelam que vivemos em uma sociedade machista, que impõe sérios óbices ao pleno e saudável desenvolvimento da mulher e isso se refere ao trabalho e cargos de destaque, portanto, para contribuir com essa mudança de cenário, a OAB promove este debate que vai tratar das múltiplas dimensões que envolvem questão de gênero em nossa profissão e em nossa sociedade”, pontuou o presidente da OABRO.

Daniela Andrade, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, parabenizou a OAB Rondônia e CMA/RO pela organização da Conferência, que trata de temas tão atuais e que certamente irá contribuir sensivelmente para estimular mais advogadas a defender os direitos das mulheres e a promoção da igualdade.

Solange Aparecida, vice-presidente da OABRO, fez um breve resumo de como os temas que serão debatidos e desenvolvidos ao longo desses dois dias, mas em especial, salientou as oportunidades que a atual gestão da OAB Rondônia propiciou às mulheres dentro do sistema e da gestão, por meio de um trabalho sério, focado em promover as desigualdades dentro de casa e garantindo voz à tantas advogadas que aceitaram o desafio de lutar pelas causas institucionais.

Veralice Veris, presidente da CMA/RO, fez questão de destacar vários pontos que existem na sociedade que mostram como existe a desigualdade em todos os setores, órgãos, Poderes e partidos políticos. “As dificuldades que nós mulheres enfrentamos são inúmeras e das mais diversas, especialmente quanto a disparidade salarial, onde mulheres desempenham as mesmas funções chefe cargos que homens, porém com salários inferiores. Isso sem contar a dupla jornada de ser mãe, muitas delas são as chefes das famílias e precisam se desdobrar para conquistar e ganhar seu espaço fora de casa”.

O presidente da CAARO, Elton Fülber, destacou a importância de dedicar um olhar mais atento às mulheres, principalmente nesta época em que a violência doméstica está tão presente. Neste contexto, a realizações de eventos como a Conferência abordam temas importantes não só para advocacia, mas também para que a sociedade possa entender onde buscar ajuda.

Participaram ainda da solenidade de abertura, o secretário-geral da OABRO, Márcio Nogueira, a secretária-geral adjunta, Aline Silva, as conselheiras seccionais Julinda da Silva; Claudia Fidelis; Helena Piemonte Debowski; Joilma Gleice Schiavi Gomes; Weverton Jefferson Teixeira Heringer; Marta Luiza Leszczynski Salib; Letícia Botelho e os presidentes das Subseções da OABRO,  Ricardo Serafim, de  São Miguel do Guaporé, e Diógenes Almeida, da Subseção de Cacoal,  a vice-presidente da Subseção da OAB de Cacoal, Glória Cris Gordon, entre outros membros que atuam no sistema OAB em Rondônia.

Programação e inscrições

As inscrições são gratuitas e a transmissão está sendo realizada exclusivamente aos inscritos por meio da home oficial https://cma.oab-ro.org.br.

Para efetivar a sua inscrição ou conferir a programação completa da II Conferência da Mulher Advogada, basta acessar AQUI.

Galeria de imagens: Clique AQUI e confira a galeria de fotos da solenidade de abertura da II CMA-RO do dia 25 de agosto.