A dificuldade de comunicação e o autocontrole são destacados durante live

Com o objetivo de proporcionar capacitação a advocacia na área de desenvolvimento pessoal, a psicóloga Fabíola Fernandes falou sobre as dificuldades que muitos profissionais tem na comunicação e no autocontrole ao falar em público, sendo um desafio para muitos. A live “Comunicação e Autocontrole: Desafios da Prática Profissional”, promovida pela OAB Rondônia por meio da […]

Com o objetivo de proporcionar capacitação a advocacia na área de desenvolvimento pessoal, a psicóloga Fabíola Fernandes falou sobre as dificuldades que muitos profissionais tem na comunicação e no autocontrole ao falar em público, sendo um desafio para muitos. A live “Comunicação e Autocontrole: Desafios da Prática Profissional”, promovida pela OAB Rondônia por meio da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESARO) e da Comissão da Jovem Advocacia da Subseção de Cacoal aconteceu nessa quinta-feira (21), via transmissão pelo Facebook e YouTube da ESA.

Durante a live, foram destacados alguns exemplos corriqueiros do dia a dia da advocacia com outras pessoas que determinam os resultados positivos, além de ressaltar a importância da clareza na fala, do discurso limpo, da interpretação e da coerência ao falar, características estas essenciais para se ter uma boa comunicação e o autocontrole. Por fim, foi pontuado a necessidade da interpretação para o entendimento de alguém, assim a fala se torna a maior dificuldade para se expressar, já que muitas vezes a linguagem corporal denuncia o nervosismo.

A psicóloga Fabíola Fernandes frisou que a comunicação é o poder e a autonomia, pois é uma ferramenta essencial. “Algumas situações travam e ou bloqueiam a nossa comunicação ideal. Isto gera um alto padrão de exigência, a necessidade de perfeição e, consequentemente a ansiedade. Em virtude da ansiedade, muitos de nós apresenta lapsos na memória, dificuldades relacionadas ao controle do corpo e sinais frequentes de ansiedade. Assim, ao cuidar da ansiedade construímos estratégias para melhorarmos nosso autocontrole”, disse.

Ela destacou ainda que constantemente o profissional está sendo observado e a linguagem corporal acaba abrindo espaço para interpretações que possam trazer prejuízos. Então, a necessidade de ter o autocontrole, algumas vezes podem gerar sinais que atrapalham o profissional, sendo uma verdadeira cilada.

Reveja a transmissão no Facebook ou YouTube.