25 à 29/09/2017 - PVH - 2° Simpósio Nacional em Processos Participativos na Gestão Pública 10 Anos de Faculdade Católica de Rondônia com Outorga do Título Doutor Honoris Causa ao Ex-Ministro STF Dr. José Néri da Silveira

.

• Quando: 25 de Setembro de 2017
  • Horário: 19h

• Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ministro do STJ

• Roberto Freitas Filho

Roberto Freitas Filho

Desembargador do Distrito Federal

• Marcelo Dantas Ribeiro

Marcelo Dantas Ribeiro

Ministro do STJ

• Anderson Lobato

Anderson Lobato

Professor FURG

• Cesar Filomena

Cesar Filomena

Auditor do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. Doutor em Ciência Política pelo PPG-Pol da UFRGS em 2015. Mestre em Ciências Sociais com ênfase em Organizações e Sociedade pela PUCRS em 2006. Engenheiro Civil (1990) e Cientista Social (2016) formado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho em 2001 pela PUCRS. Gestor Público: foi Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Obras e Viação (2004) e Supervisor e Diretor do Escritório Municipal de Projetos e Obras (EPO/SMOV) (2001 a 2004) da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Professor do Centro Universitário Metodista IPA desde 2007. Docente nas áreas de Administração, com ênfase em Administração Pública, Ciência Política, Engenharia de Produção e Civil. Pesquisa nas áreas de teoria organizacional e de política, com foco no Estado, em políticas públicas e no processo de decisão e articulação dos agentes políticos. Trabalha e pesquisa nas com os temas de de planejamento e controle estatais e participação da sociedade civil.

• Marcelo Daneris

Marcelo Daneris

Graduado em História e Mestre em Ciência Política pela UFRGS, coordenou o programa de governo de Tarso Genro na eleição estadual de 2010. Foi assessor de gabinete do deputado federal e líder do governo Lula, Henrique Fontana. Presidiu o PT de Porto Alegre e foi vereador da Capital por dois mandatos. Nas eleições de 2008 concorreu a vice na chapa encabeçada pela deputada federal Maria do Rosário (PT) na disputa pela prefeitura de Porto Alegre. É natural de Bagé e tem 40 anos.

• Andreia Orsato

Andreia Orsato

Possui graduação em em Ciências Sociais (Bacharelado, 2006; Licenciatura, 2007), mestrado em Ciências Sociais (2008) pela Universidade Federal de Pelotas. Obteve o título de Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação FaE/UFPel. E docente EBTT do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas Visconde da Graça, atuando nas disciplinas: Sociologia I, II, III, IV, Metodologias de Pesquisa, Práticas Sócio-ambientais, Aspectos Sócio-antropológicos da Alimentação. Foi responsável pela área de Estudos Sociais do campus Pelotas-Visconde da Graça (2015-2016). Atuou como professora formadora (2012-2015) e como coordenadora do Curso Técnico em Secretaria Escolar (2016) do Programa Profuncionário. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação, Gênero e Sociedade (IFSul), membro do Grupo de Pesquisa Processos Participativos na Gestão Pública (UFRGS) e membro do Grupo de Pesquisa Processo de Trabalho Docente (UFPel). Tem atuado como revisora de periódicos nacionais. Atua principalmente nos seguintes temas: democracia, participação política, agroecologia e meio ambiente, gênero, trabalho docente, ensino de Sociologia.

• Carlos Gallo

Carlos Gallo

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul [UFRGS, Porto Alegre, 2016], com Estágio Doutoral realizado junto à Facultad de Ciencias Políticas y Sociología da Universidad Complutense de Madrid [UCM, Madri - Espanha, 2014-2015]. Atualmente é Professor no Departamento de Sociologia e Política [DESP] e no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas [UFPel]. É autor do livro "Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça: um estudo sobre a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil" [2014], co-organizador das coletâneas "Ciência Política Hoje" [2013] e "Entre a memória e o esquecimento: estudos sobre os 50 anos do Golpe Civil-Militar no Brasil" [2014], tendo publicado artigos em revistas acadêmicas no Brasil e no exterior. Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa "Processos Participativos na Gestão Pública" [IFCH / UFRGS] e ao Grupo de Investigación "Democratización de América Latina en Perspectiva Comparada" [DALC / ALACIP], nos últimos anos vem desenvolvendo projetos de pesquisa focados: a) nas relações entre política e sociedade; b) na dimensão política da função jurisdicional; c) nas conexões entre memória, história, justiça e política. Contato: [email protected]

Fazer Inscrição