“Violência Contra a Mulher em Tempos de Pandemia” é tema de Fórum Virtual na OABRO

Com o objetivo de debater a “Violência Contra a Mulher em Tempos de Pandemia”, a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OABRO), por meio da Escola Superior de Advocacia do Estado de Rondônia (ESARO) e da Comissão da Mulher Advogada (CMA), realizou na tarde desta quinta-feira (20), o 1º Fórum Virtual da Comissão […]

Com o objetivo de debater a “Violência Contra a Mulher em Tempos de Pandemia”, a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OABRO), por meio da Escola Superior de Advocacia do Estado de Rondônia (ESARO) e da Comissão da Mulher Advogada (CMA), realizou na tarde desta quinta-feira (20), o 1º Fórum Virtual da Comissão da Mulher Advogada da Subseção de Ji-Paraná. O evento aconteceu de forma virtual e está disponível para quem desejar assistir, no Facebook (@esa.rondonia) e no canal da ESA Rondônia no Youtube.

A palestra em homenagem aos 14 anos de sanção da Lei Maria da Penha faz parte das ações da campanha de conscientização “Agosto Lilás”, que visa alertar a população para a importância do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivar as denúncias e dar visibilidade aos canais de atendimento.

Em sua fala, a conselheira federal da OAB por São Paulo, Alice Bianchini informou um dado divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), no qual expõe uma diminuição nos números de mortes de mulheres este ano. “A pesquisa não abrange muitos estados, mas se esse resultado refletir ao resto do país, podemos considerar que os debates acerca do tema despertaram a sociedade e está gerando uma maior conscientização. Esperamos ansiosamente que exista essa mudança cultural”, afirmou.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OABRO, Karoline Monteiro, citou em sua manifestação a instalação do registro de ocorrência online em Rondônia. “Agora, a delegacia virtual possibilita a opção de registro de violência doméstica. A medida foi solicitada pela Ordem ao Governo Estadual e aprovada em maio deste ano”.

Exemplificando as ações da CMA no estado, a coordenadora de combate à violência contra a mulher da Comissão, Evanilde do Nascimento Marinho, citou algumas das atividades executadas. “Realizamos visitas em delegacias, palestras em escolas, fomos em praças com atendimentos e trabalhos assistenciais, e levamos informações sobre a Lei Maria da Penha, visando conscientizar as mulheres e a população. A OAB tem se preocupado em levar esse trabalho à sociedade”.

Realizando a mediação da mesa de debates, a presidente da CMA na subseção de Ji-Paraná, Márcia Dantas Tupan declarou que, “se tivéssemos como base a busca de igualdade para homens e mulheres, talvez nada disso fosse necessário. Se todos gozassem das mesmas oportunidades, essas violências não seriam tão corriqueiras e os desfechos não seriam tão trágicos”.

Confira a live no Facebook (Parte 1) clicando AQUI
Confira a live no Facebook (Parte 2) clicando AQUI