Valorização e autoestima da mulher debatidas no painel “Saúde da Mulher” da Conferência das Advogadas

O segundo painel a ser debatido nesta quarta-feira (25), dentro da II Conferência da Mulher Advogada de Rondônia, tratou sobre questões importantes e que norteiam o dia a dia das mulheres: a sua saúde mental, sua autoestima e cuidados essenciais para que possam reconhecer o momento de procurar ajuda profissional. O painel foi presidido por […]

Elisabete Balbinot presidiu a mesa de debates

O segundo painel a ser debatido nesta quarta-feira (25), dentro da II Conferência da Mulher Advogada de Rondônia, tratou sobre questões importantes e que norteiam o dia a dia das mulheres: a sua saúde mental, sua autoestima e cuidados essenciais para que possam reconhecer o momento de procurar ajuda profissional. O painel foi presidido por Elisabete Balbinot, presidente da Comissão da Mulher Advogada da Subseção da OAB de Espigão do Oeste, e mediado pela vice-presidente da Subseção da OAB de Cacoal, Glória Chris Gordon.

Abrindo os trabalhos, a empreendedora e master coach, Haydê Cavalcante, tratou sobre a “Síndrome do Impostor”. O nome da palestra já chamou a atenção e no desenrolar, Haydê foi desenhando como se pode identificar uma pessoa que possui essa síndrome. Entre os pontos, estão o medo que a pessoa sente de que a sua “máscara caia” e as pessoas descubram que ela aparenta ser algo, que ela acredita não ser.

Haydê Cavalcante tratou sobre a Síndrome do Impostor

Outro dado importante, é que a pessoa doente, não consegue se achar uma vencedora por seus méritos, mas sim, por acreditar ter tido sorte em vários momentos. “Ela não se acha capaz de vencer por suas potencialidades. Ela não reconhece as suas potencialidades”, explicou a conferencista. A vontade de agradar a todos e a necessidade de aprovação das pessoas também são sinais da síndrome, e elas acontecem não só na vida pessoal, mas também na vida profissional, alertou Haydê.

A master coach ainda citou uma série de questionamentos que cada um deve fazer para tentar identificar se sofre da doença e recomendou ao final que, em caso de dúvidas, é importante buscar a ajuda de um especialista.

Dando continuidade, a psicóloga Fabíola Fernandes, trouxe para a discussão uma pergunta: O que você tem feito por você para se cuidar? Ela destacou que vivemos num mundo em que a sociedade ou as próprias pessoas criam padrões e começam a ver nas outras pessoas uma vida perfeita e que elas não podem alcançar, pois acabam tendo essa impressão como um parâmetro de vida para se ter felicidade.

Fabíola Fernandes

“Nós precisamos ter aquele momento de olhar para si e impor os nossos limites. Ao mesmo tempo, cobrar de nós o cumprimento desses limites, caso contrário, jamais chegaremos a cumprir nossas metas. É preciso cuidar das nossas entradas. Cuidar do interno. Evitar o que causa peso, o que nos deixa mal interiormente ao manter relacionamentos tóxicos, ao procurar rótulos e encontrar o óculos da incapacidade, ao enxergar o mundo achando que não é capaz”

Encerrando o painel, a ginecologista Emília Harada, apenas complementou com mais riqueza de detalhes o que foi tratado e citado por suas antecessoras no painel. A médica deu uma super dose de ânimo ao falar da importância de celebrar a vida e de adotar hábitos saudáveis que garantem muito mais saúde.

“Para empoderar-se é preciso que a mulher pare e pense o que quer, aonde quer chegar e dispor-se a aceitar todos os desafios”. Como exemplo, ela citou um caso de uma paciente que não conseguia engravidar, mas que com muita determinação e vontade, tirou de si o óbice da incapacidade e passou a ter pensamentos e atitudes diferentes. Ao final, acabou engravidando e tendo um parto normal.

Emília Harada encerrou os trabalhos do painel

A médica ainda passou várias dicas para que as mulheres possam trabalhar a autoestima e reconhecer que podem conquistar o que quiser. “A mudança interna começa com a dúvida. Ela é uma oportunidade que a pessoa tem de parar e pensar em seguir um caminho. É neste momento que ela deve tomar a decisão que pode mudar a sua vida”.

A II Conferência da Mulher Advogada de Rondônia, acontece virtualmente. O evento é realizado pela OABRO, por meio da Comissão da Mulher Advogada da Seccional (CMA/RO), Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO) e Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO).

 

Programação e inscrições

 

Ainda dá tempo de participar dos próximos painéis que seguem durante todo o dia desta quinta-feira(26). As inscrições são gratuitas e a transmissão está sendo realizada exclusivamente aos inscritos por meio da home oficial https://cma.oab-ro.org.br.