Márcio Nogueira destaca que advocacia é tocar a vida das pessoas durante entrega extraordinária de credenciais a novos advogados

“A advocacia não é sobre peticionar, não é sobre despachar um processo, tudo isso é meio. A advocacia é tocar a vida das pessoas, é fazê-las experimentar a sensação de justiça”. As palavrão foram destacadas pelo presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, durante sessão virtual de entrega de credenciais para cinco novos advogados. A solenidade […]

“A advocacia não é sobre peticionar, não é sobre despachar um processo, tudo isso é meio. A advocacia é tocar a vida das pessoas, é fazê-las experimentar a sensação de justiça”. As palavrão foram destacadas pelo presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira, durante sessão virtual de entrega de credenciais para cinco novos advogados. A solenidade foi realizada na manhã desta sexta-feira (28).

Alisson Santos da Costa, Arthur Nobre Borges, Chayenne Kelly Gomes Ferreira, Gizelle Carolina Arras Lopes e Pedro Augusto Miranda, por motivos diversos, solicitaram a entrega especial da credencial. Eles fizeram o juramento agora já estão aptos à advocacia.

Em sua fala, o presidente Márcio Nogueira ainda destacou um trecho do discurso “Cidadania em uma República” (ou “O Homem na Arena”), proferido na Sorbonne, em Paris, por Theodore Roosevelt, ex-presidente dos EUA, que diz o seguinte:

“Não é o crítico que importa; nem aquele que aponta onde foi que o homem tropeçou ou como o autor das façanhas poderia ter feito melhor. O crédito pertence ao homem que está por inteiro na arena da vida, cujo rosto está manchado de poeira, suor e sangue; que luta bravamente; que erra, que decepciona, porque não há esforço sem erros e decepções; mas que, na verdade, se empenha em seus feitos; que conhece o entusiasmo, as grandes paixões; que se entrega a uma causa digna; que, na melhor das hipóteses, conhece no final o triunfo da grande conquista e que, na pior, se fracassar, ao menos fracassa ousando grandemente”.

Reforçando, Márcio Nogueira ainda destacou: “Quanto mais cidadãos vocês propiciarem a sensação de justiça, mais vocês prosperarão na advocacia e serão felizes fazendo advocacia”.

A cerimônia contou com a participação de toda a diretoria da OAB e também dos presidentes das subseções de Cacoal, Diógenes Almeida, e de Ouro Preto do Oeste, Claudia Fidelis.

A vice-presidente Vera Paixão lembrou do protagonismo da advocacia no fazer história. “Nós estamos aqui preparando a juventude para assumir a Ordem futuramente. Venham, sejam protagonistas desta história, dessa nova OAB. A entrada de vocês representa fortalecimento”, disse.

Já o tesoureiro Marcos Zani parabenizou a todos e disse: “façam dessa carteira, instrumento de justiça”.

Nesse sentido, a secretária-geral, Aline Silva, destacou ética e prerrogativas como essenciais na carreira profissional. “Pautem a caminhada profissional de vocês na ética profissional e nas prerrogativas, dois pilares fundamentais para qualquer advogado”.

A secretária adjunta, Larissa Rodrigues, lembrou da emoção do momento. “Em toda entrega, eu penso em quantos sonhos já realizei e quantos eu ainda vou realizar. A OAB só é fortalecida com a participação de vocês”.

A presidente da Comissão de Acolhimento ao Jovem Advogado (Caja), Ana Paula Soares, deu boas-vindas e disse se colocou a disposição para auxiliá-los. Da mesma forma, Vitória Jeovana, presidente da Comissão da Jovem Advocacia, destacou a “OAB Jovem está aqui para ajudá-los no que precisar, pois a gente precisa de norte, de acolhimento. Espero que possam contar comigo e eu com vocês na nossa comissão. Sintam-se abraçados”.

O presidente da Subseção de Cacoal, Diógenes Almeida, desejou uma jornada de muito sucesso e destacou a disponibilidade da Ordem para os recém-chegados. “Rodrigo Trevizani, nosso presidente da OAB Jovem em Cacoal, está à disposição. Desejo que vocês exerçam a profissão dentro dos princípios éticos, que vocês vão construir uma história de ascendência na advocacia”, disse.

Da mesma forma, Cláudia Fidelis, presidente da Subseção de Ouro Preto do Oeste, falou da satisfação em receber novos colegas e lembrou do período anterior à pandemia, em que todas as credenciais eram entregues em Porto Velho. “Apesar de tão diferenciado não reduz a emoção. É um marco divisor que os tornam legítimos advogados que passam a exercer a profissão com o devido zelo”.

Ao final da cerimônia, Márcio Nogueira pediu que cada novo advogado desse um abraço na pessoa especial que estava junto, coma forma de demonstrar a importância na caminhada. E após, cada um falou da emoção sobre ser oficialmente advogado.

Alysson lembrou da emoção ao saber que tinha sido aprovado no exame da ordem e agradeceu a acolhida.

Arthur citou o processo de mudança de estado, do Rio Grande do Norte para Rondônia.

Chayenne destacou a emoção de toda a trajetória e da felicidade em encontrar pessoas boas por perto e a Seccional Rondônia ser tão acessível, célere, disposta a ajudar os advogados.

Gizzele frisou a vontade que sempre teve em advogar e disse esperar contribuir com a advocacia rondoniense.

Pedro lembrou os desafios de estudar na pandemia, da emoção em ser aprovado e da ansiedade pela conquista.

Márcio Nogueira encerrou dizendo que: “A Ordem precisa de nós para ser forte e nós precisamos muito da Ordem para nos auxiliar com um norte nesse início de carreira. A porta de entrada é a OAB Jovem, venham todos para a OAB”.