25 à 29/09/2017 - PVH - 2° Simpósio Nacional em Processos Participativos na Gestão Pública 10 Anos de Faculdade Católica de Rondônia com Outorga do Título Doutor Honoris Causa ao Ex-Ministro STF Dr. José Néri da Silveira

Sobre o Evento

Local: Auditório.da Justiça Federal

 

Observações

A Faculdade Católica de Rondônia (FCR) e o Programa de Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) irão promover nos dias 24 a 29 de setembro de 2017 o 2° Simpósio Nacional em Processos Participativos na Gestão Pública, oportunizando aos doutorandos, acadêmicos de graduação, pós-graduação e comunidade em geral reflexões acerca de questões políticas, sociais e jurídicas atuais. Durante o evento acontecerão Qualificações de Projetos de Teses dos Doutorandos do Dinter em Ciência Política e palestras com renomados ministros do Supremo Tribunal de Justiça do Brasil. Ocorrerá ainda, em comemoração aos 10 anos da Faculdade Católica de Rondônia (2007 a 2017), a Outorga do Título Doutor Honoris Causa ao Ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal Dr. José Néri da Silveira, pela sua trajetória de defesa da justiça no Brasil.
25/09/2017 às 19:00h
Presidente Dutra, 2203, Baixa União - Porto Velho - Rondônia
8 Palestrantes
5 Dias
20 Horas/Aula
200 Pessoas

Programação

19h00

Democracia e Direitos Humanos pós-transição no Brasil

Palestrante: Anderson Lobato
19h00

Aprender sobre o orçamento público

Palestrante: Cesar Filomena
20h00

Democracia sem maioria: a concertação social na gestão pública

Palestrante: Marcelo Daneris
19h00

Gênero e Participação Política: um debate ainda pendente

Palestrante: Andreia Orsato
20h00

Da memória política às políticas de memória: notas sobre o Brasil e Argentina

Palestrante: Carlos Gallo
19h00

O Resgate do Princípio da Fraternidade no Sistema de Justiça: desafio do século XXI

Palestrante: Reinaldo Fonseca
19h00

Decisões do STF no controle judicial de políticas públicas prestacionais de saúde e educação

Palestrante: Roberto Freitas Filho
20h00

Reflexos do Novo Código de Processo Civil (NCPC) no Processo Penal -

Palestrante: Marcelo Dantas Ribeiro

Inscrições

Até o dia 25/09/2017
Entrada Gratuito

Palestrantes

Reinaldo Fonseca

Ministro do STJ

Roberto Freitas Filho

Desembargador do Distrito Federal 

Marcelo Dantas Ribeiro

Ministro do STJ 

Anderson Lobato

Professor FURG

Cesar Filomena

Auditor do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. Doutor em Ciência Política pelo PPG-Pol da UFRGS em 2015. Mestre em Ciências Sociais com ênfase em Organizações e Sociedade pela PUCRS em 2006. Engenheiro Civil (1990) e Cientista Social (2016) formado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho em 2001 pela PUCRS. Gestor Público: foi Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Obras e Viação (2004) e Supervisor e Diretor do Escritório Municipal de Projetos e Obras (EPO/SMOV) (2001 a 2004) da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Professor do Centro Universitário Metodista IPA desde 2007. Docente nas áreas de Administração, com ênfase em Administração Pública, Ciência Política, Engenharia de Produção e Civil. Pesquisa nas áreas de teoria organizacional e de política, com foco no Estado, em políticas públicas e no processo de decisão e articulação dos agentes políticos. Trabalha e pesquisa nas com os temas de de planejamento e controle estatais e participação da sociedade civil.

Marcelo Daneris

Graduado em História e Mestre em Ciência Política pela UFRGS, coordenou o programa de governo de Tarso Genro na eleição estadual de 2010. Foi assessor de gabinete do deputado federal e líder do governo Lula, Henrique Fontana. Presidiu o PT de Porto Alegre e foi vereador da Capital por dois mandatos. Nas eleições de 2008 concorreu a vice na chapa encabeçada pela deputada federal Maria do Rosário (PT) na disputa pela prefeitura de Porto Alegre. É natural de Bagé e tem 40 anos.

Andreia Orsato

Possui graduação em em Ciências Sociais (Bacharelado, 2006; Licenciatura, 2007), mestrado em Ciências Sociais (2008) pela Universidade Federal de Pelotas. Obteve o título de Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação FaE/UFPel. E docente EBTT do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas Visconde da Graça, atuando nas disciplinas: Sociologia I, II, III, IV, Metodologias de Pesquisa, Práticas Sócio-ambientais, Aspectos Sócio-antropológicos da Alimentação. Foi responsável pela área de Estudos Sociais do campus Pelotas-Visconde da Graça (2015-2016). Atuou como professora formadora (2012-2015) e como coordenadora do Curso Técnico em Secretaria Escolar (2016) do Programa Profuncionário. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação, Gênero e Sociedade (IFSul), membro do Grupo de Pesquisa Processos Participativos na Gestão Pública (UFRGS) e membro do Grupo de Pesquisa Processo de Trabalho Docente (UFPel). Tem atuado como revisora de periódicos nacionais. Atua principalmente nos seguintes temas: democracia, participação política, agroecologia e meio ambiente, gênero, trabalho docente, ensino de Sociologia.

Carlos Gallo

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul [UFRGS, Porto Alegre, 2016], com Estágio Doutoral realizado junto à Facultad de Ciencias Políticas y Sociología da Universidad Complutense de Madrid [UCM, Madri - Espanha, 2014-2015]. Atualmente é Professor no Departamento de Sociologia e Política [DESP] e no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas [UFPel]. É autor do livro "Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça: um estudo sobre a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil" [2014], co-organizador das coletâneas "Ciência Política Hoje" [2013] e "Entre a memória e o esquecimento: estudos sobre os 50 anos do Golpe Civil-Militar no Brasil" [2014], tendo publicado artigos em revistas acadêmicas no Brasil e no exterior. Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa "Processos Participativos na Gestão Pública" [IFCH / UFRGS] e ao Grupo de Investigación "Democratización de América Latina en Perspectiva Comparada" [DALC / ALACIP], nos últimos anos vem desenvolvendo projetos de pesquisa focados: a) nas relações entre política e sociedade; b) na dimensão política da função jurisdicional; c) nas conexões entre memória, história, justiça e política. Contato: galloadv@gmail.com

Localização